Ainda se lembra da troca de tampinhas de plástico, que eventualmente se “transformavam” em cadeiras de rodas?
Pois bem, isso acabou com a ideia genial da UE de “colar” a tampa às garrafas de plástico. Mas, em vez disso, trocar garrafas e latas por dinheiro vai finalmente tornar-se realidade em Portugal.
O Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) entra em funcionamento a 10 de abril de 2026, e vai permitir aos consumidores recuperar parte do valor pago ao devolver embalagens de bebidas de uso único.
Como vai funcionar?
No fundo, será muito similar ao que já acontece na Alemanha (pfand).
Ou seja, pagas mais na compra do produto, mas vais buscar esse dinheiro com a devolução da garrafa. Isto serve (essencialmente) para evitar que as garrafas sejam abandonadas no meio da rua.
Para isso acontecer, serão instaladas 2.500 máquinas automáticas em todo o país, capazes de receber garrafas de plástico, alumínio e aço até três litros. Além disso, vão existir oito mil pontos de recolha manual, espalhados por supermercados, lojas locais, restaurantes, cafés e hotéis.
Assim, na prática, quem comprar uma bebida pagará um pequeno depósito adicional no momento da compra. Esse valor será reembolsado quando a embalagem for devolvida através de uma máquina ou ponto de recolha.
As garrafas e latas recolhidas seguem para centros de contagem e triagem. Onde, claro, se transformam em matérias-primas secundárias usadas na produção de novas embalagens.
Uma medida atrasada, mas necessária
A lei que obriga à criação do SDR está em vigor há mais de três anos, e Portugal tem vindo a acumular falhas no cumprimento das metas ambientais.
Ainda assim, o Governo estima que o sistema possa representar uma poupança anual entre 20 e 40 milhões de euros em custos de limpeza urbana e, mais importante, reduzir de forma significativa o lixo espalhado nas ruas, praias e florestas.
Metas e impacto ambiental!
O objetivo é que, até 2029, Portugal consiga recolher 90% das garrafas de plástico e dos recipientes metálicos de utilização única.
Além disso, se o sistema funcionar como esperado, não só vai incentivar a reciclagem, como também poderá mudar o comportamento dos consumidores.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


