Quanto da Internet já é escrita por inteligência artificial?

Se já desconfiaste que muitos dos textos que lês online “soam” demasiado parecidos, tens toda a razão, porque de facto são. Sabes porquê? Afinal, segundo um novo relatório da Five Percent, a maioria do conteúdo publicado na Internet já é escrito por IA.

É o novo normal.

A era do texto “falso” ou “fabricado”?

inteligência artificial não representa um perigo para os humanos!

Portanto, um novo estudo analisou milhares de artigos usando a ferramenta de deteção da Surfer, classificando um texto como gerado por IA sempre que mais de 50% do conteúdo era identificado como tal.

Isto significa que, neste momento, já há mais conteúdo escrito por máquinas do que por pessoas. Algo curioso, porque nem estamos a contar com os textos híbridos, ou seja, aqueles que escritos por IA e depois editados por humanos. Um tipo de texto extremamente comum, porque é a forma mais simples de subir produtividade, ao mesmo tempo que se mantém a identidade do autor.

IA escreve! Mas… não convence o Google.

A boa notícia é que os textos gerados por IA não têm bom desempenho nos motores de busca. Ou seja, o Google parece estar a fazer um bom trabalho a filtrar o “lixo automatizado”, impedindo que artigos sem qualidade invadam os primeiros resultados.

Isto não significa que todos os textos gerados por IA tenham má performance, porque isso não é verdade. Significa sim que o algoritmo é capaz de identificar texto IA sem qualquer mão humana, e como tal, não lhe dá valor.

Efeito está a abrandar?

Curiosamente, o crescimento explosivo do conteúdo gerado por IA abrandou a meio de 2023, o que sugere que o fenómeno pode estar a estabilizar, ou simplesmente a ser forçado a evoluir, com ferramentas cada vez mais sofisticadas e menos detetáveis.

Não é só o texto!

A invasão da IA não se limita à escrita. Já há música, obras de arte digitais, e também já se começa a ver algumas brincadeiras em Hollywood. O que pode ser preocupante.

Estamos a assistir a uma transformação profunda, onde a criatividade humana passa a competir com algoritmos, muitas vezes indistinguíveis.

E agora?

A Internet está meio humana e meio máquina. É preocupante, ou é apenas a lei natural das coisas?

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque