Renault Megane E-Tech: O carro que ficou esquecido?

O nome é conhecido, mas o carro já não tem nada a ver com o Megane que te lembras.  Sendo exatamente por isso que a aposta 100% elétrica com este nome parece ter corrido mal em uma primeira fase.

Caso não se lembre, este Megane chegou com um grande foco na eletrificação, mas também teve versões a combustão. Isso criou confusão. Por isso, agora, o Renault Megane E-Tech é 100% elétrico e posiciona-se agora ao lado de rivais como o Cupra Born, Peugeot e-308, VW ID.3 e MG4 EV.

Mais compacto do que parece nas fotos, mas com pose em estrada. É um carro que está mais próximo de um hatchback do que de um SUV, oorém, com alguns toques que o tornam diferente.

Ao volante: rápido e confortável, e até alguma emoção! É um carro a sério!

Com 220 cv e tração dianteira, o Megane E-Tech arranca dos 0-100 km/h em 6.9 segundos, batendo alguns rivais diretos. Depois temos a suspensão firme mas confortável, mesmo com jantes de 20 polegadas, e o isolamento acústico surpreende, sendo mais silencioso do que o Born ou o MG4 em autoestrada.

É um carro do segmento C, com equipamento, tecnologia, qualidade, e até algum estilo, especialmente se o adquirir com o trim Esprit Alpine.

Além de tudo isso, depois de algumas queixas relativas a uma direção demasiado leve, ou pouco controlo na regeneração durante a travagem. O Megane aparece agora com algumas melhorias, com uma condução mais assertiva, e até com acesso ao modo One Pedal, onde pode conduzir o carro com um único pedal, o que mostra toda a inteligência no automóvel.

Autonomia e carregamentos

Com bateria útil de 60 kWh, a Renault anuncia cerca de 458 km de autonomia mista e uns quase 600 km de autonomia citadina. No mundo real, com autoestrada e vias rápidas, este valor aproxima-se mais dos 350 km. Mas isso continua a ser uma excelente notícia, porque fica à frente de vários rivais diretos.

Entretanto, carrega até 130 kW em DC, o que significa 10-80% em cerca de 30 minutos. Em casa, numa wallbox de 7 kW, a carga completa demora cerca de 10 horas. A vantagem é que agora todas as versões trazem bomba de calor de série, ajudando bastante em dias frios.

Interior: moderno e (muito) bem equipado!

O conforto de condução é um dos pontos fortes, com muitos ajustes e uma posição bem conseguida. A qualidade geral é boa, há bastante material reciclado e o sistema multimédia OpenR de 12 polegadas com software Google é dos mais fáceis e rápidos de usar no segmento.

Atrás, o cenário já não é tão positivo, mas continua decente. O espaço para pernas e cabeça é limitado, tornando viagens mais desconfortáveis para adultos altos. O porta-bagagens de 440 litros compensa.

Equipamento e versões

O Megane E-Tech chega bem equipado logo de origem, com cruise control adaptativo, bomba de calor, bancos aquecidos e luzes LED. A versão Techno é a que faz mais sentido em termos de preço/valor. As variantes Esprit Alpine acrescentam estilo e um sistema de som melhorado, mas podem não justificar o salto no preço.

Vale a pena?

O Renault Megane E-Tech é um carro confortável, silencioso e com boa autonomia para a maioria das utilizações. Também é capaz de meter um bocadinho de dinâmica se quiser de facto puxar por ele.

Em suma, se procuras um elétrico equilibrado para o dia-a-dia e dás valor ao conforto e à tecnologia, é uma boa aposta. Mas se queres mais espaço atrás ou uma condução mais envolvente, um VW ID.3 ou um Cupra Born podem fazer mais sentido.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque