O que é afinal uma porta SS USB?

Hoje em dia é impossível imaginar o mundo da tecnologia sem portas ou cabos USB. Está em todo o lado, e ainda bem que assim é.

Desde o portátil, ao smartphone, às tomadas públicas em aeroportos ou cafés. É cada vez mais Universal, e até as empresas que fugiam ao padrão (coff coff… Apple), já foram obrigadas a adotá-la.

Mas entre tantas versões e evoluções, há um detalhe que muitos já repararam. Algumas portas USB trazem o símbolo SS.

O que significa o SS?

O “SS” vem de SuperSpeed e identifica as portas USB 3.x, mais rápidas do que o antigo USB 2.0.

usb

Ou seja, apesar de todas as portas USB parecerem mais ou menos iguais, existem velocidades diferentes. Aliás, apesar da padronização da tecnologia, esta é uma das maiores dificuldades do USB. Apesar de tudo parecer igual, existem velocidades diferentes para o carregamento e taxa de transferência de dados.

Ou seja, a primeira versão SS, o USB 3.0, chegou a 5 Gbps, contra os modestos 480 Mbps do USB 2.0. Mais tarde, surgiram versões a 10 Gbps, 20 Gbps e por aí fora, com nomes cada vez mais confusos como “USB 3.1 Gen 2” ou “USB 3.2 Gen 2×2”.

A ideia inicial do SS era simples! Mostrar rapidamente ao utilizador qual a porta mais rápida. Mas com o tempo, a designação caiu em desuso, sobretudo porque a própria organização responsável pelo padrão, a USB-IF, decidiu simplificar os nomes.

Como se chama hoje?

Desde 2022, o USB-IF abandonou os termos “SuperSpeed” e “USB 3.x”. Agora a nomenclatura resume-se à velocidade máxima:

  • USB 5Gbps (antigo 3.0/3.1 Gen 1)
  • USB 10Gbps (antigo 3.1 Gen 2)
  • USB 20Gbps (antigo 3.2 Gen 2×2)

E no caso do USB4, já é comum ver etiquetas USB 40Gbps ou até USB 80Gbps.

Ainda vale a pena uma porta SS?

Se tens um PC ou portátil mais antigo, uma porta com a marca SS continua a ser uma boa notícia. Garante pelo menos 5 Gbps de velocidade, o suficiente para transferências rápidas de ficheiros, discos externos ou até gaming, onde a ligação de periféricos como teclados, ratos e headsets precisa de baixa latência.

Hoje os fabricantes já raramente usam a sigla SS nas portas, mas se a encontrares, podes ter a certeza de que é ali que vais ter o melhor desempenho. Afinal, o SuperSpeed pode ter desaparecido do marketing oficial, mas continua a ser sinónimo de velocidade.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque