Sexta-feira, Setembro 19, 2025

Enjoa em carros elétricos? Não está sozinho! É do carro?

Se já te sentaste num carro elétrico e começaste a sentir tonturas, náuseas ou aquele mal-estar típico de quem não se dá bem com viagens… Não estás sozinho. Mas a culpa não é tua. Ou pelo menos não é só tua.

Eu próprio, que já devo ter conduzido mais de 50 carros só durante este ano de 2025, e passo a vida ao volante, dei por mim a ficar enjoado durante um teste na Suiça. O que me causou alguma estranheza, porque não é de todo algo normal em mim.

O carro em causa era um DS 8, um 100% elétrico grande e pesado, de nova geração, e claro, a culpa não era do carro em si. Essa estava no lado do condutor que estava muito entusiasmado durante o teste. (Sim, Bruno Xarope, eu lembro-me de ameaçar que te vomitava em cima).

Sim, os carros elétricos têm 4 rodas, um volante, pedais, etc… Mas não são exatamente iguais a um carro a combustão. Especialmente se a pessoa ao volante não tiver noção do que está a fazer. O que é normal, os carros elétricos ainda são uma novidade para muita gente em Portugal.

Enjoa em carros elétricos? Não está sozinho! É do carro?

Um carro elétrico é normalmente mais pesado, e tem também bastante mais binário. O que significa que um condutor menos astuto, ou mais entusiasmado, vai fazer acelerações mais bruscas, vai travar de forma mais agressiva, e vai também virar o carro em velocidades mais altas.

É a receita para o desastre!

Isto porque, um carro elétrico tem de ser conduzido de forma mais suave, quase como se fosse um comboio em cima de carris. Especialmente se estivermos a falar de SUVs grandes, pesados, e com muitos cavalos. A qualidade está lá, falta o “kit de unhas”.

Além de tudo isto, que é na minha opinião a parte que de facto importa. Há coisas que fazem confusão à nossa cabeça, que está habituada a outra realidade. Como é a suavidade da locomoção (falta de vibrações), falta de ruído, ou até a existência da travagem regenerativa.

Conclusão

Porém, normalmente, quando fica enjoado dentro de um carro elétrico, é muito provável que a culpa seja do condutor e não de alguma doença “anti carros elétricos” que você tenha no seu sangue.

Sim, o futuro pode ser elétrico. Mas pelos vistos, o cérebro ainda vive no passado. Em suma, é tudo uma questão de tempo, e de habituação.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙