Chega de desculpas: queremos downloads nas Smart TVs!

É uma pergunta legítima que muitos utilizadores de plataformas de streaming colocam. Por que motivo posso descarregar episódios na app da Netflix no telemóvel, mas não é possível fazer o mesmo na smart TV ou na Apple TV? As empresas de streaming presumem que, em casa, tem sempre acesso à internet. No entanto, mesmo que isso fosse verdade, há várias boas razões para termos downloads nas Smart TVs.

Chega de desculpas: queremos downloads nas Smart TVs!

Armazenamento já não é problema

Uma das desculpas habituais é que as boxes de streaming ou televisores inteligentes não têm armazenamento suficiente. Mas isso já não se aplica à realidade atual. A Apple TV, por exemplo, já está disponível com 128 GB de armazenamento, e muitas boxes Android suportam pens USB ou discos externos.

Até as smart TVs, que normalmente têm pouco espaço interno, contam com portas USB que permitem reproduzir vídeos diretamente. Em termos técnicos, nada impede que exista um sistema de downloads nestes dispositivos.

Comprar uma nova TV

Descarregar = qualidade estável

Mesmo com internet rápida em casa, quem nunca teve uma quebra de qualidade ou um carregamento interminável no meio de um filme? A verdade é que a transmissão contínua (streaming) está sujeita a flutuações. Entretanto isso afeta a resolução, a sincronização do som e até a experiência de visualização.

Com downloads antecipados, poderíamos assistir a conteúdos com qualidade constante e superior, sem compressões agressivas nem esperas. Aliás, seria uma excelente solução para quem compra filmes em plataformas como a Apple TV e gostaria de ter acesso a versões mais próximas da qualidade de um Blu-ray físico.

Falhas de internet? 

As falhas de internet já não são tão comuns como antes, mas ainda acontecem. Agora imagine que a sua box de streaming tinha um sistema inteligente de pré-carregamento automático, como já acontece em telemóveis com os “smart downloads” da Netflix. O sistema podia guardar os próximos episódios da série que está a ver, por exemplo.

netflix tem um sistema oculto para melhorar a sua smart tv

O medo da pirataria já não faz sentido

É provável que uma das razões por trás da ausência desta funcionalidade esteja relacionada com o medo da pirataria. Mas sejamos realistas: os conteúdos mais populares já estão disponíveis ilegalmente online. Não é a possibilidade de descarregar um episódio legalmente na sua televisão que vai mudar isso.

Aliás, é precisamente ao limitar o acesso offline que os serviços empurram muitos utilizadores para caminhos menos legais.

Ou seja, está na altura de as plataformas de streaming tratarem os seus utilizadores de TV da mesma forma que tratam os utilizadores móveis. Se pagamos pelo conteúdo, devíamos poder descarregá-lo onde quisermos seja no bolso ou na sala de estar.

Afinal, quem nunca ficou com uma série a meio por culpa de uma falha de rede?

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque