Cuidado: este perigo escondido pode estar a atacar os pneus!

Independentemente da frequência com que são conduzidos ou da manutenção que lhes é feita, os pneus dos nossos automóveis têm um prazo de validade. Em média, a vida útil de um pneu decente varia entre 6 e 10 anos a partir da data em que é produzido. Embora existam muitos maus hábitos que podem acelerar o declínio dos pneus, há um culpado por detrás da deterioração de um pneu. O nome pode assustar e na realidade este perigo escondido pode estar a atacar os seus pneus!

Cuidado: este perigo escondido pode estar a atacar os pneus!

Por mais estranho que possa parecer, a verdade é que se trata de um problema muito perigoso e que dá pelo nome de podridão seca. A podridão seca ocorre quando começam a surgir rasgões ao longo da parte exterior, ou paredes laterais, do pneu, muitas vezes devido à exposição a elementos como produtos químicos nocivos, condições climatéricas intensas ou mudanças extremas de temperatura. À medida que a exposição a estas condições de apodrecimento seco aumenta, é mais provável que o pneu não consiga conter a pressão do ar e fique mais vulnerável a potenciais furos ou rebentamentos em trânsito.

Existem várias formas de os condutores saberem se os pneus do seu automóvel estão a sofrer de podridão seca.  Tudo porque os sinais são bastante visíveis a olho nu. A descoloração, as fraturas no padrão do piso ou na parede lateral do pneu ou a sensação de que o material de borracha está endurecido e friável são indicadores-chave da presença de podridão seca. Uma vez que a substituição de pneus pode ser um processo dispendioso e moroso, é sempre melhor atuar preventivamente.

problemas nos rolamentos da roda, pneus do carro com segurança, luz de aviso dos pneus, ajustar a pressão dos pneus

Como evitar

A pressão dos pneus

Uma das causas predominantes da podridão seca dos pneus, para além do desgaste normal, é a pressão inadequada. Quando um pneu não tem pressão suficiente, gera mais fricção e calor enquanto está na estrada. Isto por sua vez, acelera a fissuração e a fragilidade do piso. Em vez de esperar que o símbolo da pressão dos pneus se acenda no painel de instrumentos, efetuar verificações regulares da pressão pode contribuir muito para maximizar a longevidade dos seus pneus.

Tem de saber isto antes de verificar a pressão dos pneus – Leak

Manutenção

Juntamente com a pressão adequada dos pneus, a manutenção adequada também pode ser altamente eficaz na proteção contra a podridão seca. Utilizar soluções à base de água para limpar os pneus é mais vantajoso a longo prazo. Isto porque os produtos químicos agressivos e corrosivos podem acelerar a degradação da borracha e de outros materiais. Evitar a exposição prolongada dos pneus ao calor da luz solar, estacionando o carro em áreas com sombra ou numa garagem, é outra forma de manter a qualidade dos pneus.

Atenção também a isto

Há outras medidas diárias que podem ser tomadas para prolongar a longevidade e a resistência dos pneus. Por exemplo, viajar durante longos períodos com peso excessivo que ultrapasse a capacidade de carga do pneu pode acelerar a taxa de apodrecimento seco e de avaria. Ter em atenção os limites de carga do veículo e dos pneus pode poupar muito tempo e custos a longo prazo. Verificar e rodar os pneus durante as inspeções regulares também é uma forma eficaz de estar atento a quaisquer problemas potenciais antes de estes se concretizarem.

Assim tenha muito cuidado com este perigo que pode estar a atacar em silêncio os seus pneus.

- Advertisement -
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Multibanco: mitos que já devíamos ter deixado para trás

O Multibanco faz parte do “kit Portugal”: café, pastel...

9 mitos sobre carros que devias esquecer de vez em 2025

Há conselhos sobre carros que parecem vir inscritos numa...

Nike com SNES lá dentro? Sapatilhas que jogam mesmo!

Há mods malucos… e depois há isto. Para celebrar...

Apple + Intel… mas desta vez é a Intel que trabalha para a Apple

Depois de anos a afastar-se dos processadores Intel para...