AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
comprar um smartphone novo na Black Friday

O seu smartphone ouve o que diz para mostrar publicidade?

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
1 de Outubro, 2023
em Sem categoria
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Já se perguntou se o seu smartphone está a ouvir as suas conversas? De certeza que numa altura ou noutra viu anúncios personalizados relacionados com coisas de que falou mas não navegou na Internet. Mas qual a razão para isto? O seu smartphone ouve o que diz para mostrar publicidade ou é tudo uma grande coincidência?

O seu smartphone ouve o que diz para mostrar publicidade?

Vários utilizadores da Internet afirmam que se passa algo de estranho com os seus smartphones.

Estes são os códigos secretos do seu smartphone Android!, espaço no smartphone Android, smartphone como detetor de metais, smartphone Android como detector de metais, equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Dito isto, acreditam que os microfones dos smartphones gravam o que dizem, sendo a informação utilizada para direcionar melhor os anúncios personalizados do Google em websites e no Facebook. De facto, os termos de pesquisa comuns para este assunto na Google incluem coisas como: “o iphone ouve-o para anúncios”, “o meu telefone ouve-me” e “o google está a ouvir as minhas conversas?”

Vários tópicos do Reddit que consideram a questão “os nossos telemóveis ouvem-nos para fins de segmentação de anúncios” (e semelhantes) revelaram experiências individuais interessantes que relacionam o que é dito no dia-a-dia, até mesmo em conversas e a publicidade que surge. No entanto, isto não significa que nos estejam a ouvir.

As empresas dizem que não

A Google e o Facebook negaram que as suas aplicações possam utilizar os microfones dos smartphones para recolher informações desta forma.

O Facebook disse à BBC que impede as marcas de fazerem publicidade com base nos dados do microfone. A Google não o está a ouvir, afirma, declarando “categoricamente” que não utiliza quaisquer “expressões” de quando a palavra-chave escolhida é utilizada, nem as partilha com terceiros.

proteger atividade no Google

Além disso, os programadores de aplicações têm de aderir à política de desenvolvimento da Google. Esta especifica que as aplicações não violam a privacidade ao utilizarem gravações do Assistente Google.

Então, porque é que se recebem anúncios de assuntos sobre os quais se fala?

Sabemos que a Google grava o utilizador, tal como sabemos que a Amazon o faz, através do Amazon Echo. Mas será que a informação se utiliza para fins comerciais?

Provavelmente não. As melhorias na privacidade dos dispositivos móveis parecem ter posto fim a este tipo de violação da privacidade. Se estiver a utilizar um sistema operativo móvel recente, é pouco provável que seja afetado por esta situação.

Então, o que está a acontecer? Bem, provavelmente, trata-se apenas da sincronização de perfis ligados em vários dispositivos para lhe mostrar anúncios sobre coisas em que está interessado, que viu anteriormente ou sobre as quais recebeu e-mails. Assim, embora os dados de publicidade venham dos telemóveis, não são os das conversas de voz… ainda.

Seja isto verdade ou não, verifique as permissões do seu dispositivo para garantir que as aplicações não têm acesso ao seu microfone sem uma boa razão.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

SSD PCIe 6.0: O armazenamento subiu de nível a sério!

SSD PCIe 6.0: O armazenamento subiu de nível a sério!

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

A corrida ao desempenho há muito que deixou de ser feita apenas a partir dos CPUs e GPUs. Mas... Esta evolução no lado do SSD, é absolutamente incrível....

Portugal: nova lei das redes sociais pode proibir os jogos online?

Portugal: nova lei das redes sociais pode proibir os jogos online?

por Bruno Fonseca
14 de Fevereiro, 2026

O impacto escondido da verificação de idade e o risco de um bloqueio geográfico nacional

Procurado por espiões no telemóvel com símbolo de hacker e lupa.

O teu telemóvel tem um espião? Os sinais e os testes que podes fazer

por Ana Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Como saber se o telemóvel tem espião: sinais de spyware, testes em Android e iPhone e passos práticos para remover e voltar a ficar seguro.

Samsung, galaxy

Galaxy S26: A Samsung pode ter calculado mal algumas coisas

por Nuno Miguel Oliveira
14 de Fevereiro, 2026

Como deve saber, a Samsung decidiu jogar pelo seguro com o Galaxy S26. Mas, em 2026, a realidade é que o mercado já não vibra com “seguro”. Os...

Artigo Seguinte
Google vai mudar a sua estratégia Pixel! Bom ou Mau?

Google Pixel 8: Há uma mudança no ecrã que pode mudar o jogo!

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

Este Volkswagen ID.7 provou que o medo dos elétricos no frio é um mito

Este Volkswagen ID.7 provou que o medo dos elétricos no frio é um mito

13 de Fevereiro, 2026
Antena de internet 5G com bandeira de Portugal e ponte do Rio Tejo ao fundo.

DIGI Portugal vs DIGI Espanha: o que muda mesmo (e porque interessa)

13 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados