ChatGPT já pode navegar na Internet e dar respostas atualizadas!

O ChatGPT tem recebido uma série de atualizações nos últimos dias. A mais recente é a sua nova capacidade de compreender imagens e comandos de voz, transformando-o essencialmente num assistente que pode interagir com os utilizadores em conversas nos dois sentidos. Agora, a empresa anunciou mais uma atualização que dá ao ChatGPT a capacidade de navegar na Internet para gerar resultados utilizando dados atualizados.

ChatGPT já pode navegar na Internet e dar respostas atualizadas!

Por muito estranho que possa parecer, um dos chatbots mais avançados e mais utilizados do mundo não tinha, até há pouco tempo, a capacidade de obter resultados em tempo real a partir da Web. De facto, a sua base de conhecimentos estava limitada a dados anteriores a setembro de 2021. Ou seja, há mais de dois anos. O chatbot ganhou brevemente a capacidade de navegar na Web em maio de 2023, com o lançamento da funcionalidade Navegar com o Bing, que permitiu ao ChatGPT aceder à Internet para responder a perguntas que exigiam informações atualizadas.

No entanto, a funcionalidade Navegar com o Bing foi desativada pouco depois do lançamento devido a preocupações com questões legais e de direitos de autor. Além disso, alguns utilizadores afirmaram que o ChatGPT estava a gerar informações tendenciosas e imprecisas. A nova capacidade do ChatGPT de navegar na Web parece ser uma versão refinada do mesmo produto, com várias melhorias nos bastidores e correções de erros.

É importante notar que nem toda a gente pode utilizar a funcionalidade de navegação na Web do ChatGPT, uma vez que está bloqueada por um acesso pago. No momento em que este artigo foi escrito, a OpenAI restringiu a funcionalidade aos utilizadores do ChatGPT Plus e Enterprise, que pagam uma taxa mensal para aceder a uma versão mais avançada do chatbot. Vale a pena pagar pelo acesso? Depende das necessidades do utilizador.

Vale a pena subscrever a versão paga do ChatGPT Plus?

Logo à partida o ChatGPT Plus custa cerca de 20 Euros por mês. Não é a coisa mais cara do mundo, mas de qualquer modo é mais um encargo.

ChatGPT navegar na Internet

Mas quais as vantagens?

Se utiliza este sistema de inteligência artificial de certeza que já deu conta que o ChatGPT é tão popular que lida regularmente com um afluxo de utilizadores. É bastante comum o serviço ficar offline durante as horas de ponta devido ao número de pessoas que acedem ao website, por isso a subscrição do ChatGPT Plus assegura-lhe que não tem de se preocupar em perder o acesso a este serviço.

Embora o ChatGPT possa fornecer-lhe uma grande quantidade de conteúdo para as suas consultas, muitas vezes pode ser lento a gerar a sua resposta. Isto deve-se às pessoas que acedem ao site na altura e também à complexidade do seu pedido. Com o ChatGPT Plus irá ter acesso a um “tempo de resposta mais rápido”. No entanto nada está especificado quanto às diferenças de velocidade.

Quem pode beneficiar mais com o ChatGPT Plus?

De facto, existem pessoas que pelo tipo de serviços que disponibilizam podem beneficiar mais deste serviço. São o bom exemplo disso os profissionais que disponibilizam variados serviços. Isto porque o ChatGPT pode ajudar a acabar com rotinas aborrecidas e repetitivas, tais como criar cartas ou e-mails para os clientes. Digamos que precisa de escrever uma resposta detalhada a uma queixa de um dos seus clientes. Dito isto pode alimentar o ChatGPT com a queixa original e pedir-lhe para formular uma resposta. Poderá então personalizá-la como achar melhor. Mesmo os que procuram emprego podem encontrar uma utilidade, pois o ChatGPT é óptimo para escrever cartas de apresentação.

Mas há mais utilizações. Os profissionais de marketing e outros criativos podem usá-lo como uma ferramenta para a geração de conteúdos. Embora não seja recomendado usar o conteúdo que o ChatGPT disponibiliza, pode ser uma excelente ferramenta tanto para a geração de ideias como para lhe fornecer um primeiro rascunho de publicações nas redes sociais, anúncios, e muito mais.

Os programadores também podem usar o ChatGPT para verificar o seu código e obter ideias sobre o que pode ser usado para o melhorar. Deve ter em mente que um dos grandes problemas do ChatGPT é que ele não consegue lidar com matemática básica, por isso esteja ciente disso.

O ChatGPT por si só já é muito bom mas a sua versão paga vem com mais benefícios e parece ser ainda mais útil para os utilizadores. De facto, a maioria das pessoas pode obter algo extra, especialmente se pertence às áreas que referi acima. Seja como for cabe-lhe a si decidir se a versão paga vale a pena.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados