Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 vão ser amigos da reparação

As fabricantes de smartphones não gostam muito da ideia de um aparelho durar 2, 3 ou até 4 anos, nas mãos dos consumidores. Afinal, num mundo perfeito, as fabricantes querem é que os consumidores troquem de aparelho todos os anos, ou pelo menos de forma muito frequente.

Algo que infelizmente é cada vez mais impraticável, tal é o preço de um smartphone topo de gama. Além disso, faz muito pouco sentido, tendo em conta o nível de performance de qualquer aparelho acima dos 200€ ou 300€, é capaz de oferecer nesta altura do campeonato.

Porém, as regras estão mais apertadas, e por isso, as grandes fabricantes têm de garantir que os aparelhos duram alguns anos, e talvez mais importante que isso, que a sua reparação não é complexa.

Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 vão ser amigos da reparação

Portanto, como se ainda deve lembrar, há alguns anos atrás era possível tirar a capa traseira de qualquer smartphone, e trocar a bateria, numa questão de segundos. Isto permitia que os utilizadores mais exigentes conseguissem ter uma bateria extra carregada sempre consigo, caso a necessidade existisse. Além disso, também garantia que caso a bateria ficasse “viciada”, ou simplesmente “cansada”, o smartphone continuaria a funcionar de forma normal, porque era extremamente barato, e fácil, trocar o componente.

Pois bem, hoje em dia isso já não é possível, por um lado, porque permitiu tornar os smartphones mais finos, e mais resistentes a pó e água, mas por outro, porque as fabricantes olharam para o componente mais frágil, e que menos dura, e decidiram retirar a possibilidade de troca. Porém, dentro da complexidade que é abrir um smartphone, e trocar componentes, existem formas mais fáceis, ou mais complicadas, de permitir a troca da bateria. Já ouviu falar dos ‘pull-tabs’?

Exemplo de Pull-Tab

Pois bem, isto já acontece com toda a gama Galaxy S23! Que tem umas tiras ao lado da bateria para ajudar à sua remoção, e pelos vistos, vai continuar com os novos dobráveis. De forma muito resumida, apenas tem de puxar estas tiras, para a bateria se descolar do chassi. Tudo num esforço de permitir ao próprio utilizador reparar o seu aparelho, em casa, sem custos adicionais.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...

Lembras-te de andar com o rádio do carro na mão para não roubarem?

Só de pensar nisso dá logo aquele flashback: anos...

Os mini desumidificadores do Aldi são um achado… ou um trambolho?

Os mini desumidificadores como o do Aldi são exatamente...