Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio sphere-core foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/leakcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorrectamente. Necessita de passar uma array de tipos. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/leakcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Auto: Botões são melhores que “coisas” touch! Que novidade!
Warning: Array to string conversion in /home/leakcom/public_html/wp-content/themes/smart-mag/inc/custom-css.php on line 159

Consegue imaginar estar a conduzir, e por acaso lhe apetecer mudar de estação de rádio, ou mudar a temperatura do Ar Condicionado? Pois bem, nos tempos modernos, isto é extremamente mais difícil, porque a grande maioria das fabricantes decidiu meter os botões físicos para trás das costas, de forma a apostar em ecrãs e botões sensíveis ao toque.

Pois bem, enquanto usar painéis sensíveis ao toque no nosso smartphone, relógio, tablet, etc… É simplesmente sensacional e natural, na prática da condução é extremamente desaconselhado, e em alguns casos, é mesmo meter a nossa vida em risco, tal tem sido a implementação simplesmente irresponsável de algumas empresas gigantescas no mundo automóvel.

Algo que um novo estudo de segurança veio provar! Mas isto era mesmo uma novidade?

Auto: Botões são melhores que “coisas” touch! Que novidade!

Portanto, na prática da condução, para a segurança de todos, o condutor tem de estar atento à estrada e não aos ecrãs e menus do seu automóvel. Sendo exatamente por isso que os botões físicos são preferíveis, pelo simples facto de oferecerem feedback tátil, e claro, de serem extremamente simples na sua utilização.

Esta foi a conclusão de um novo estudo da revista auto Vi Bilägare, que testou 12 veículos, 11 deles modernos com ecrãs e botões touch, e claro, um outro mais antigo, com 17 anos (Volvo V70), com os velhos mas sempre acessíveis botões físicos.

Como foram feitos os testes?

A ideia da revista foi perceber quanto tempo um condutor ‘normal’ precisa para fazer alguns processos simples no exercício da condução, a velocidades entre os 120 e os 130km/h. Para isto, os condutores de teste tiveram algum tempo para conhecer os automóveis, e as suas especificidades.

Dito isto, os testes passavam por ativar os bancos aquecidos, aumentar a temperatura do AC em 2 graus, ligar o desumidificador dos vidros, ligar o rádio e meter uma estação escolhida previamente, e por último, baixar o brilho dos paineis.

Como já deve ter percebido, o velho Volvo V70 de 2005 foi quem se portou melhor, com o condutor a demorar apenas 10 segundos a fazer todas as suas tarefas. Entretanto, no outro lado do espetro, temos o MG Marvel R, com o condutor a precisar de 44.6s para fazer todas as tarefas propostas.

O automóvel moderno que melhor se portou foi o Dacia Sandero, com o condutor a precisar de 13.5 segundos. A seguir temos o Volvo C40, com o condutor a precisar de 13.7s.

Porquê a troca dos botões para o ’touch’?

Isto é incrível, mas os ecrãs e botões touch são significativamente mais baratos que os velhos botões físicos. Além disso, também permitem interiores mais bonitos e simples. Para terminar, com um sistema de controlo baseado num ecrã, é possível fazer atualizações, ou seja é possível adicionar novas funcionalidades.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Prefere os antigos botões, ou quer algo mais moderno no seu automóvel? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Share.

About Author

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leave A Reply