A Microsoft procurou alterar todos os elementos de que se lembrou no Windows 11. A barra de ferramentas é um excelente exemplo disso. No entanto há muitos outros. Inclusivamente o menu que costumava estar mais escondido e a que muitos se referiam como Power Menu ou aquele que aparece com a combinação de teclas Win+X. Dito isto, o Power Menu do Windows 11 continua a incluir atalhos para o gestor de dispositivos, gestor de tarefas e outras ferramentas avançadas. No entanto havia algo em falta que entretanto foi resolvido. No entanto, para compensar, a Microsoft roubou outra função à barra de tarefas no Windows 11.
Windows 11 devolve e rouba nova função à barra de tarefas

Uma das características no Power Menu é que podíamos utilizar teclas de acesso para aceder às funções mais rapidamente. Por exemplo ativávamos o menu e carregávamos no D para aceder ao gestor de dispositivos. No entanto isso desapareceu. As pessoas tentaram aceder a esses atalhos rápidos via teclado e nada. Mas agora a Microsoft ouviu as pessoas e devolveu esta característica no Windows 11 Build 22000.100. Para além disso este menu está agora mais rápido. Seja como for, por vezes, ainda há alguns problemas. Bugs à parte, a Microsoft promete resolver tudo o que ainda não está bem em breve.
Umas coisas estão de volta e outras foram embora
Recentemente revelámos que a barra de tarefas deixou de suportar o arrastar de aplicações para lá. Isto foi algo que revoltou muitas pessoas.

É que trata-se de algo que sempre aconteceu. No entanto, ficaram “calmas” porque afinal estamos perante uma versão preview que ainda pode ter algumas falhas. No entanto, a Microsoft revelou que isto não é um bug. O Windows 11 abandonou esta função para sempre. O resultado foi uma enorme revolta por parte da comunidade. Abaixo podemos ver a resposta da Microsoft.

Por causa disto muitos utilizadores referem que a nova barra de tarefas é um downgrade. De facto, ainda foram mais longe. Dizem que não faz sentido acabar com funções que estão no Windows há bastante tempo. Referem ainda que as novas versões devem trazer mais funcionalidades e não acabar com as antigas.
Mas há outra coisa que desapareceu. É que agora já não é possível mostrar os segundos nas horas que surgem na barra de tarefas.
![]()
Até aqui ainda havia um hack no registo para este efeito. No entanto, agora já não funciona. Entretanto para quem o quer continuar a fazer terá de utilizar uma aplicação de terceiros como o T-Clock Redux à semelhança do que refere o site WindowsLatest.

