Tem um iPhone no seu bolso e costuma usar o Facebook no seu dia a dia? EntĆ£o, se calhar Ć© boa ideia dizer-lhe que a Aplicação estĆ” a ativar a cĆ¢mera em segundo plano sem o seu consentimento. AliĆ”s, por vezes atĆ© Ć© possĆvel ver a interface da cĆ¢mera ativa.
Tem um iPhone? O Facebook pode estar a espiĆ”-lo!

Portanto, jĆ” sabemos de alguns exemplos em que este ‘bug’ tende a aparecer. Primeiramente, a interface do Facebook Stories aparece por detrĆ”s de um vĆdeo se por ventura rodar o seu iPhone. Em suma, se estiver a ver um vĆdeo no Facebook e rodar o telemóvel irĆ” ver o UI das histórias do Facebook/Instagram, abrindo imediatamente a cĆ¢mera.
AlĆ©m disto, e talvez ainda mais assustador, se por acaso estiver a ver uma fotografia na galeria do Facebook e tentar arrastĆ”-la um pouco para baixo… IrĆ” ver a cĆ¢mera ativa no lado esquerdo do ecrĆ£.
- Facebook: números de telefone dos utilizadores estão na Internet
- Instagram esconde gostos e deixa influenciadores nervosos!
Em suma, parece que o Facebook estĆ” a utilizar a cĆ¢mera do utilizador em vĆ”rias situaƧƵes normais de uso… O que Ć© um problema sĆ©rio de privacidade e seguranƧa! Claro que a empresa jĆ” veio a pĆŗblico dizer que tudo nĆ£o passar de um bug, e que jĆ” estĆ” em fase de investigação e resolução.
Ainda assim, qualquer que seja a causa de tudo isto, ver a cĆ¢mera a olhar para si no meio de uma aplicação nĆ£o dĆ” grande confianƧa aos utilizadores. Mesmo que seja acidental! Afinal de contas, acaba por dar a ideia aos utilizadores que estĆ£o a ser observados 24 horas por dia sem fazerem a mĆnima ideia do que estĆ” a acontecer.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentÔrios em baixo.
