facebook, instagram, whatsapp

De acordo com o site TechCrunch, o Instagram vai ampliar um teste que está a ser  executado noutros países e que deste modo vai chegar aos utilizadores norte-americanos. Neste teste, o número de “Gostos” que uma mensagem específica recebe fica oculto para todos, exceto para quem a publicou. O CEO do Instagram Adam Mosseri revelou esta novidade na conferência Wired25 em San Francisco na sexta-feira. Mosseri afirmou que a ideia é tornar a plataforma menos competitiva, produzindo uma quantidade menor de ansiedade para os utilizadores. Mas que efeito terá nos influenciadores?

Instagram esconde gostos e deixa influenciadores nervosos!

Na prática esta mudança é uma tentativa do Instagram se afastar do Twitter, onde os utilizadores são atacados com muita frequência devido às suas crenças políticas e religiosas. O processo de esconder “Likes” começou no Canadá em abril e chegou à Irlanda, Itália, Japão, Brasil, Austrália e Nova Zelândia dois meses depois. Entretanto, a empresa que atualmente detém o Instagram, o Facebook, iniciou um teste semelhante na Austrália em setembro.

Os efeitos práticos deste mudança ainda não são conhecidos. No entanto, a HypeAuditor, uma empresa que junta negócios e influenciadores, descobriu que as contagens de “Gostos” diminuíram nos países onde este sistema entrou em vigor. Os influenciadores com 5.000 a 20.000 seguidores viram os seus gostos a diminuirem de 3% a 15%, dependendo do país em que o teste está a decorrer. No entanto, houve um país que escapou a esta tendência. No Japão, influenciadores com 1.000 a 5.000 ou 100.000 a 1 milhão de seguidores viram os números de gostos aumentarem cerca de 6%.

influenciadores

Entretanto, o maior declínio em “Likes” durante o período de testes ocorreu no Brasil, onde influenciadores com 100.000 a 1 milhão de seguidores perderam 28,33% dos gostos. Aparentemente, em alguns países, as pessoas têm mais tendência a colocar likes, se muitos outros já tiverem também colocado.

Ainda não se sabe se este ocultar de gostos se vai concretizar ou não. Tudo depende do que acontece aos influenciadores. É que estas pessoas vivem do número de gostos e seguidores. Como tal, se o teste determinar que eles perdem a sua influência devido a esta novidade, é provável que esta iniciativa seja interrompida.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.