5G pode salvar o mercado dos smartphones! Sabe porquê?


Por em

As previsões sugerem que o mercado global de smartphones vai cair 5,5% ano-a-ano durante o primeiro semestre de 2019. Mas, de acordo com o último relatório da IDC, espera-se também algum crescimento durante os meses que restam do ano. Mas qual o papel do 5G?

5G pode salvar o mercado dos smartphones! Sabe porquê?

Embora o nível mais alto de procura não seja suficiente para compensar o declínio observado até agora – a IDC espera uma queda de 1,9% nas vendas este ano – o crescimento entre julho e dezembro deve ficar numa média de 1,4%, apesar de um possível declínio de até 5% na China. A principal força motriz será a melhoria em mercados como a Índia, para além de uma ampla gama de dispositivos premium mais baratos, como o próximo iPhone XR (2019), que certamente vai despertar o interesse por parte dos consumidores.

5G

O preço vai continuar a ser um fator cada vez mais importante para os consumidores. Isto cria novas oportunidades no segmento de gama média, algo que deve beneficiar marcas como a Xiaomi e Samsung. A Huawei e a Honor também podem vir a beneficiar disto, mas tudo depende do que acontecer com os EUA.

Outro grande impulso para este mercado serão os dispositivos 5G, uma categoria que deve conquistar uma participação de 0,5%. A Samsung, OnePlus, LG e Xiaomi já têm algumas ofertas iniciais, mas muitas outras estão a caminho, incluindo as variantes 5G do Galaxy Note 10 e Note 10 Pro e os dispositivos 5G da Huawei.

Olhando para o futuro, a IDC prevê que o mercado na China vai estar em breve no caminho da recuperação.

Entretanto o impulso dos smartphones 5G também vai continuar a beneficiar o mercado de smartphones numa escala global e, até 2023, acredita-se que esta categoria de produtos será responsável por 26,3% de todos os smartphones.

A IDC acredita que as inovações ao nível do design vão permanecer no centro deste mercado nos próximos anos. O desafio, no entanto, será dar resposta às elevadas expectativas dos consumidores, mantendo os preços baixos. Isto ao mesmo tempo em que a tolerância para produtos com preços mais altos diminui. Isto será especialmente crítico quando se trata de introduzir dispositivos realmente inovadores como os dobráveis.

Ao nível dos sistemas operativos, tanto o Android como o iOS terão um aumento nas remessas. No entanto, a participação de mercado de cada um vai permancer bastante estável.

Espera-se que o Android, por um lado, veja a utilização mundial a crescer dos 1.375 mil milhões de unidades este ano para 1.520 mil milhões de unidades em 2023. Em média, a plataforma deverá crescer 2,1% ao ano e acabará com uma participação de mercado de 87,1%, um pouco acima da participação de 86,7% prevista para este ano.

Em relação ao iOS e à popularidade do iPhone, a IDC está a prever uma queda de 12,1% neste ano. Isto traduz-se em 183,5 milhões de envios. No entanto, em 2023, este número deverá crescer para 195,9 milhões, dando à plataforma uma participação de mercado de 12,9%, um pouco abaixo da participação de 13,3% que a Apple deve manter este ano.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

China está a trabalhar na sua própria Lista Negra!

AMD Ryzen 3000 fazem uma grande aposta no Overclock!

Seguinte