Inicio Android 5G pode salvar o mercado dos smartphones! Sabe porquê?

5G pode salvar o mercado dos smartphones! Sabe porquê?

As previsões sugerem que o mercado global de smartphones vai cair 5,5% ano-a-ano durante o primeiro semestre de 2019. Mas, de acordo com o último relatório da IDC, espera-se também algum crescimento durante os meses que restam do ano. Mas qual o papel do 5G?

5G pode salvar o mercado dos smartphones! Sabe porquê?

Embora o nível mais alto de procura não seja suficiente para compensar o declínio observado até agora – a IDC espera uma queda de 1,9% nas vendas este ano – o crescimento entre julho e dezembro deve ficar numa média de 1,4%, apesar de um possível declínio de até 5% na China. A principal força motriz será a melhoria em mercados como a Índia, para além de uma ampla gama de dispositivos premium mais baratos, como o próximo iPhone XR (2019), que certamente vai despertar o interesse por parte dos consumidores.

5G:

O preço vai continuar a ser um fator cada vez mais importante para os consumidores. Isto cria novas oportunidades no segmento de gama média, algo que deve beneficiar marcas como a Xiaomi e Samsung. A Huawei e a Honor também podem vir a beneficiar disto, mas tudo depende do que acontecer com os EUA.

Outro grande impulso para este mercado serão os dispositivos 5G, uma categoria que deve conquistar uma participação de 0,5%. A Samsung, OnePlus, LG e Xiaomi já têm algumas ofertas iniciais, mas muitas outras estão a caminho, incluindo as variantes 5G do Galaxy Note 10 e Note 10 Pro e os dispositivos 5G da Huawei.

Olhando para o futuro, a IDC prevê que o mercado na China vai estar em breve no caminho da recuperação.

Entretanto o impulso dos smartphones 5G também vai continuar a beneficiar o mercado de smartphones numa escala global e, até 2023, acredita-se que esta categoria de produtos será responsável por 26,3% de todos os smartphones.

5G:

A IDC acredita que as inovações ao nível do design vão permanecer no centro deste mercado nos próximos anos. O desafio, no entanto, será dar resposta às elevadas expectativas dos consumidores, mantendo os preços baixos. Isto ao mesmo tempo em que a tolerância para produtos com preços mais altos diminui. Isto será especialmente crítico quando se trata de introduzir dispositivos realmente inovadores como os dobráveis.

Ao nível dos sistemas operativos, tanto o Android como o iOS terão um aumento nas remessas. No entanto, a participação de mercado de cada um vai permancer bastante estável.

Espera-se que o Android, por um lado, veja a utilização mundial a crescer dos 1.375 mil milhões de unidades este ano para 1.520 mil milhões de unidades em 2023. Em média, a plataforma deverá crescer 2,1% ao ano e acabará com uma participação de mercado de 87,1%, um pouco acima da participação de 86,7% prevista para este ano.

Em relação ao iOS e à popularidade do iPhone, a IDC está a prever uma queda de 12,1% neste ano. Isto traduz-se em 183,5 milhões de envios. No entanto, em 2023, este número deverá crescer para 195,9 milhões, dando à plataforma uma participação de mercado de 12,9%, um pouco abaixo da participação de 13,3% que a Apple deve manter este ano. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Teste revela a velocidade do Galaxy S21 com o Exynos 1000!

A Internet está a ferver com o primeiro de teste de velocidade do Galaxy S21 equipado com o chipset Exynos 1000. Isto porque um...

Afinal… A RTX 3070 não consegue meter a RTX 2080 Ti no bolso!

Está entusiasmado com as novas RTX 30? Pois bem, temos novidades das boas! Tudo graças à Galax que teve recentemente uma reunião com parceiros...

Quer uma lâmpada capaz de ‘matar’ o COVID? Está com sorte!

O COVID-19 continua a ser uma dor de cabeça brutal um pouco por todo o mundo. Especialmente agora que estamos a dizer adeus ao...

Stranger Things vai acabar mal! Veja quem pode morrer!

Caminhamos a passos largos para a quarta temporada de Stranger Things. Assim, são cada vez mais as notícias sobre possíveis acontecimentos que começam a...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...