Connect with us

Jogos

B-Squared: o novo jogo para Spectrum que promete viciar

André Leão

Publicado a

Paul Jenkinson é dos nomes mais afamados da cena Spectrum. Não só porque lança jogos com uma grande cadência, mas também porque regularmente publica um magazine – The Spectrum Show Magazine – que já vai no número 19, e uma série, esta já no número 67. Por tudo isso, poucos há que não conhecem este nome, e nem mesmo o facto de não ter perfil no facebook, canal de excelência para divulgar os trabalhos nesta área, diminui a sua popularidade.

Não é assim de admirar que passado oito meses de Code Zero, o seu último jogo e que tão boas sensações nos deixou, aparecendo inclusivamente no último número da revista luso-brasileira Espectro, tenha lançado B-Squared, este com um conceito totalmente diferente dos seus últimos jogos, mas provando que não é necessário termos a complexidade de um The Sword of Ianna, por exemplo, para se apresentar um bom produto.

Isto tudo para dizer que o aqui temos é um jogo que tem tanto de simples, como de despretensioso. A nossa tarefa é “apenas” dirigir um cubo para a porta de saída, evitando alguns inimigos, que vão aumentando em número à medida que vamos subindo de nível (e são trinta e um, no total), robôs que disparam contra nós (alguns teremos que ativar algumas alavancas, doutra forma não nos permitem passar por alguns pontos), pisos armadilhados, espigões no tecto, etc.. Se dirigir o cubo é muito fácil, pois apenas temos as teclas de esquerda, direita e subir/saltar, já chegar ao ponto que pretendemos alcançar é uma tarefa um pouco mais árdua e que exige que delineemos muito bem a nossa estratégia.

Parte da estratégia que vão seguir, além do perfeito domínio do tempo e local de salto, fundamental para os jogos do género, passa por conseguirem encurralar os inimigos em pontos que não vos bloqueiem o caminho. Ou até mesmo escolher o timing certo para ativar as alavancas e fazer com que os robôs que disparam acertem nos restantes inimigos. Cada ecrã, mesmo não diferindo muito dos restantes, tem uma forma diferente de se chegar à porta de saída.

Tal como todos os bons jogos, os primeiros níveis são bastante fáceis, apenas de ambientação, aumentando gradualmente o grau de dificuldade, mas nunca nos fazendo sentir que estamos perante um objetivo impossível de ser alcançado. Uma vantagem (ou desvantagem, já que diminui o grau de dificuldade e, como consequência, a longevidade), é o facto de não existir um tempo limite para completar os níveis. Assim, apesar de alguns destes serem bastante complicados, mais cedo ou mais tarde completam o jogo, já que têm a possibilidade de aguardar todo o tempo que precisam para que um inimigo se meta na posição mais favorável, de modo a poderem avançar sem grandes sobressaltos.

Os gráficos são simples, quase espartanos, mas tremendamente coloridos, e o som, na versão 128k, muito agradável, sendo da autoria de Sergey Nilov, contribuindo para criar um ambiente que se coaduna com o prazer que retiram ao arriscarem-se na tarefa de fazer chegar o cubo à porta de saída. Sendo a jogabilidade bastante boa, ficarão seguramente satisfeitos com a experiência e irão passar por umas boas horas a fazer rodar este cubo.

B-Squared é gratuito e pode aqui ser obtido.

Outras notícias de hoje:

Tive o meu primeiro computador em 1985, um TC 2048, que me iniciou na informática. Apesar de no final dos anos 80 ter definitivamente passado para os 16 bits, o bichinho do Spectrum e clones sempre ficou, até aos dias de hoje. Atualmente coleciono tudo o que tenha a ver com o Spectrum e vou estando a par das novidades deste mercado, sendo fundador do blogue Planeta Sinclair.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Jogos33 mins atrás

League of Legends vai deixar de suportar os Windows XP e Vista em 2019

O suporte ao Windows XP e Windows Vista começa finalmente a desaparecer aos poucos! Afinal de contas, as últimas atualizações...

Hardware12 horas atrás

LG Gram 17 ‘UltraLight’ com apenas 1.33KG já foi anunciado!

Para todos os amantes de portáteis finos e leves, a LG já nos apresentou os seus modelos do LG Gram!...

Gadgets12 horas atrás

Skullcandy lança os seus primeiros fones verdadeiramente sem fios!

A Skullcandy, é uma empresa bastante interessante, fornecendo excelentes dispositivos sonoros , ao juntar uma boa qualidade de construção a um...

Android13 horas atrás

Samsung Galaxy S10: As variantes, os preços e as datas de lançamento!

Com o ano a terminar e 2019 a chegar é inevitável falarmos do novo Samsung Galaxy S10! Afinal de contas, este...

Hardware15 horas atrás

Crise!? Acções da NVIDIA já perderam metade do seu valor!

Para quem não esteve envolvido na indústria das moedas virtuais, e na vertiginosa subida da Bitcoin… O ‘crash’ foi a...

Jogos16 horas atrás

Já pode fazer duelos contra outros jogadores no Pokémon Go!

O jogo Pokémon Go foi lançado em 2016, fazendo um tremendo sucesso nos primeiros meses, e continuando a fazer um...

Hardware17 horas atrás

Intel lançou o chipset B365, para tirar pressão ao processo de 14nm

A Intel lançou hoje o novo chipset B365 Express, como uma solução intermédia entre as motherboards B360 e H370. Mas...

Android18 horas atrás

1000€ por um telemóvel é muito? O Galaxy S10 de 1TB vai custar 1800!

Apesar de ainda faltar mais de 2 meses, até ao lançamento do Galaxy S10, os leaks teimam em não parar!...