Inicio Android 25 smartphones Android smartphones têm vulnerabilidades graves!

25 smartphones Android smartphones têm vulnerabilidades graves!

Uma coisa é descobrir que instalou malware no seu telefone enquanto descarrega uma aplicação que considerava ser segura. Outra é descobrir que o seu dispositivo veio com vulnerabilidades pré-carregadas que podem permitir que terceiros deitem o olho às vossas coisas. É que este problema continua a acontece segundo a ZDNET.

O que é mais preocupante é que alguns dos equipamentos de conhecidos fornecedores Android vêm com problemas de segurança pré-carregados, segundo uma nova descoberta.

Investigadores da empresa Kryptowire descobriram cerca de 38 vulnerabilidades em aplicações pré-carregadas que estão integradas nas versões de firmware de 25 aparelhos Android, incluindo 11 modelos vendidos nos Estados Unidos.

Segundo a ZDNet, a lista de fabricantes inclui nomes como a ASUS, Essential, LG, Nokia, Sony e ZTE.

Por exemplo, no Asus ZenFone 3 Max, os invasores podem utilizar uma aplicação pré-instalada que tem falhas de segurança para acederem a dados do sistema e palavras-passe Wi-Fi. Também é possível executar código através de uma ligação sem fios.

Já o smartphone Essential, vem com uma aplicação pré-instalada que permite que qualquer aplicação limpe todos os dados do utilizador através de uma redefinição de fábrica.

Também o LG G6 tem problemas, incluindo uma vulnerabilidade que pode bloquear um utilizador no seu próprio smartphone e forçar o utilizador a fazer um reset de fábrica no modo de recuperação.

O Nokia 6 e o ​​Sony Xperia L1 têm também problemas que permitem aos atacantes obterem capturas de ecrã com facilidade.

Já o ZTE ZMAX Pro permite que os criminosos roubem mensagens de texto e até editem ou enviem SMS sem o conhecimento do utilizador.

Os investigadores de segurança notificaram todos os fabricantes, assim como a Google. Entretanto a ASUS, Essential e LG, implementaram correções ou vão fazê-lo muito em breve. Entretanto a Google explicou que os problemas não afetam o sistema operativo Android, mas o “código de terceiros e aplicações em dispositivos”. Ainda assim, o Google está a trabalhar com o Kryptowire para resolver o problema.

Se possui algum dos equipamentos mencionados acima, instale as atualizações mais recentes e, se estiver preocupado com seus dados, entre em contato com o fabricante para obter mais informações. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...