Inicio Especiais 2 mil milhões de dados andaram à solta na Internet. Foi afetado?

2 mil milhões de dados andaram à solta na Internet. Foi afetado?

Os investigadores de segurança descobriram uma enorme coleção de dados, incluindo endereços de e-mail que estiveram na Internet sem qualquer tipo de proteção.

Bob Diachenko, um conhecido especialista em segurança, revelou na semana passada que encontrou um servidor MongoDB desprotegido com mais de 808 milhões de registos que “estavam acessíveis ao público”.

de dados

Para se deitar a mão a estas informações bastava qualquer computador com ligação à Internet.

Entretanto descobriu-se que este servidor pertence à empresa de marketing Verifications.io. Logo após ter sido alertada por este investigador, a organização em questão, retirou a base de dados da Internet.

Entretanto, pouco tempo depois, a empresa de cibersegurança DynaRisk deu conta de ainda mais registos expostos. A investigação realizada detetou quatro bases de dados abertas ao público. Isto em vez de apenas uma. Assim, ao invés de 150 gigabytes, a coleção tem 196 gigabytes. Na prática, isto traduz-se em 2,07 mil milhões de registos.

de dados

Os registos incluem uma grande quantidade de informação!

O especial destaque vai para cerca de 768 milhões de endereços de e-mail. Em muitos casos, vinham acompanhados dos nomes dos proprietários. Mas não fica por aqui. Estavam ainda os contas em redes sociais, números de telefone, datas de nascimento, códigos postais, bem como informações financeiras, valores de hipotecas, taxas de juros e outros dados. Também foram expostos nomes, receitas e outros dados específicos de várias empresas.

Por outro lado, as palavras-passe, os números de Segurança Social e os detalhes de cartões de crédito não estavam presentes na instância de MongoDB não segura.

Diachenko afirmou que verificou uma amostra do conjunto de dados em relação ao site do TY Hunt e descobriu que, de forma diferente da Coleção 1, os registos não são apenas uma agregação de dados de leaks e violações anteriores. Ou seja, é mais grave.

De qualquer forma, tais informações são úteis não apenas para campanhas de marketing, mas também para todos os tipos de golpistas, que poderiam alavancar tais informações para campanhas de engenharia social.

Agora que os dados expostos pelo Verifications.io foram adicionados à base de dados do Hunt, já pode verificar se algum de seus dados também foi afetado. Verifique mesmo até porque mais de um terço dos endereços de e-mail são novos.

Verifique aqui se o seu email está nesta nova fuga. Basta introduzir o seu email. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Não compre agora o iPhone 11 agora! Os preços vão baixar

É bastante normal para as grandes fabricantes de smartphones reduzirem os preços das séries principais pouco antes da chegada de uma nova gama com...

Update de Outubro do Windows 10 instala-se em dois minutos!

O próximo grande update do Windows já está finalizado para disponibilização global. É conhecido por atualização de outubro de 2020 do Windows 10. Dito...

Estados Unidos têm um novo super-avião. Veja como é!

A Força Aérea Americana anunciou um novo caça a jato na semana passada. É uma máquina desenvolvida em tempo recorde. Para além disso quebra...

A nova PlayStation 5 tem um truque na manga!

Como deve saber, as consolas de nova geração trazem hardware muito poderoso para cima da mesa, o que claro está, vem acompanhado com novas...

Apple Watch 6 pode dar-lhe um grande susto! Mas tenha calma…

A Apple já apresentou ao mundo o Apple Watch Series 6 e uma das grandes novidades é a presença de um Oxímetro. Na prática,...