Apesar do facto de muitos smartphones de topo já chegarem ao mercado com 16GB, 18GB ou até 24GB de memória RAM, a realidade é que o “padrão” ainda não é este. Os topo de gama de referência, como é o caso do Galaxy S24 Ultra, chegam ao mercado com “apenas” 12GB de memória RAM.
Uma quantidade de memória que honestamente já não impressiona, e na realidade, em vez disso, já preocupa alguns dos potenciais consumidores. 12GB de memória RAM chegam para 4, 5 ou 6 anos de utilização intensa? Que é a quantidade de anos que a grande maioria das fabricantes apresenta agora como período oficial de suporte via software. Um período de tempo bastante aceitável, visto que estamos a falar de um aparelho de quase 1500€?
Bem, vamos por partes.
12GB de RAM chegam para um smartphone topo de gama?
Portanto, para ter noção do significado desta quantidade de memória RAM, já temos alguns aparelhos de gama média a chegar ao mercado com 12GB de memória disponível, como é o caso do Redmi Note 13 Pro+ da Xiaomi.
Bem… A realidade é que ainda ninguém sabe.
Na minha opinião pessoal, gostaria de ver um modelo base do S24 Ultra com 12GB, bem como um outro modelo um pouco mais caro com 16GB, de forma a dar algum tipo de escolha aos consumidores. Porém, um smartphone não é um computador, e como tal, na grande maioria dos casos não precisa de ter a mesma capacidade de memória RAM.
As aplicações, apesar de cada vez mais complexas, são ainda bastasnte mais simples face a um programa a sério para PC.
Sim, é verdade que agora temos a Inteligência Artificial a chegar em força, e isso pode significar um empurrão nos requisitos técnicos.
Porém, mais uma vez, nem as fabricantes, nem os entusiastas, sabem que tipo de impacto a IA vai ter no mercado mesmo com a chegada em força dos algoritmos inteligentes cheios de potencial para oferecer muitas e boas funcionalidades.
Além disso, a grande maioria das novidades está a ser processada na nuvem, e não no smartphone propriamente dito. Por isso, apesar de toda a gritaria que houve a afirmar que seriam necessários pelo menos 18GB de memória RAM… Isso ainda não acontece, nem deve acontecer nos próximos anos. (IA processada localmente no smartphone ainda está a anos de distância).
Em suma, na minha mais honesta opinião, é muito provável que 12GB sejam mais do que o suficiente para o futuro próximo (2~3 anos). Mais de 4 anos já frazia o nariz, porque 4 anos no mundo da tecnologia pode significar mesmo muita coisa. Entretanto, é muito provável que outros componentes comecem a apresentar problemas de uso prolongado antes da memória RAM, como é quase sempre o caso da bateria.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!