Há alguns meses atrás, noticiámos que o YouTube estava a complicar a vida a todos os utilizadores que detestam anúncios, mas não querem pagar pela subscrição premium à maior plataforma de partilha de vídeos do planeta. Pois bem, esse primeiro esforço teve algum impacto, mas também foi rapidamente posto em segundo plano graças a vários add-ons ou browsers mais preparados para escapar.
Pois, a coisa voltou a ficar mais complicada.
YouTube volta a bloquear quem usa ad blockers. Está difícil!
O YouTube não vai descansar enquanto não te obrigar a ver anúncios ou a pagar o Premium. Por isso, a mais recente jogada da plataforma da Google foi fechar mais uma daquelas “escapatórias” que ainda iam funcionando, sobretudo em navegadores como o Firefox ou o Brave.
Assim, desde 2023 que o YouTube começou a apertar o cerco aos bloqueadores de anúncios, primeiro com avisos, depois com limitações, e agora com bloqueios diretos a quem usa extensões para escapar à publicidade.
Apesar de muitos ainda conseguirem contornar, as falhas estão a ser tapadas uma a uma.
Segundo o 9to5Google, os utilizadores que ainda conseguiam ver vídeos com ad blockers ativos estão a começar a receber novamente os avisos: ou desativas o bloqueador, ou ficas sem ver nada. Simples assim. E como é habitual, a plataforma dá logo a alternativa dourada: o YouTube Premium, ou o mais barato Premium Lite.
Dito tudo isto, esta nova vaga de bloqueios está a ser aplicada de forma gradual. Ou seja, ainda existem utilizadores da Europa e do Sudeste Asiático a escapar entre os pingos da chuva. Mas não vai durar muito. O YouTube anda a tapar buraco a buraco, indo sempre atrás de todas as novas estratégias dos programadores de extensões.
Ou seja, se há nova forma de escapar, a Google acaba por a detetar e eliminar.
Aliás, não é a primeira vez este ano que falamos deste assunto.
Portanto, se ainda andas a ver vídeos com ad blocker, aproveita enquanto dura. O fim está próximo.