O YouTube está a lançar uma nova interface de utilizador para o Shorts que substitui o botão Não gosto por Guardar. A empresa está a testar a alteração com um grupo limitado de utilizadores de dispositivos móveis antes de se comprometer com um potencial lançamento global. Os utilizadores afectados por esta experiência já não encontrarão o botão “Não gosto” na vista principal do leitor. Em vez disso, pode revelá-lo tocando no menu de três pontos. Ao contrário das experiências opt-in do YouTube Premium, esta atualização foi aparentemente aplicada a utilizadores aleatórios.
YouTube tem uma nova interface de utilizador para o Shorts
Esta alteração incentiva os utilizadores a adicionarem mais vídeos às suas listas de reprodução, trazendo o botão Guardar para a interface principal. Dada a natureza rápida dos YouTube Shorts, é provável que muitos utilizadores comecem a utilizar o botão Guardar com mais frequência. Sobretudo agora que já não necessita de um clique adicional. Da mesma forma, com o botão Não gosto fora do caminho, alguns utilizadores podem afastar-se das Curtas do YouTube que desaprovam sem deixar um polegar para baixo. Isto pode ter um impacto positivo nos criadores, uma vez que incentiva os espectadores a gostar e a guardar o seu conteúdo.
Ao premir o botão Guardar, pode adicionar o vídeo a uma lista de reprodução do YouTube nova ou existente que possua. Desta forma, é mais fácil voltar a ver conteúdo relevante que tenha encontrado mais tarde. Também pode ligar um amigo à(s) sua(s) lista(s) de reprodução para que ele possa ver os curtas que está a adicionar quando lhe for conveniente. Isto sem o incomodar com notificações push individuais para cada URL partilhado.
Uma vez que se trata ainda de um teste limitado, não é claro se a Google irá implementar a alteração para todos os utilizadores ou se a eliminará por completo. A empresa experimenta frequentemente funcionalidades e elimina-as antes de verem a luz do dia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!