Caso seja um grande fã do YouTube, e deixou de usar um dos muitos bloqueadores de anúncio quando a plataforma os começou a proibir, já deve ter percebido que a quantidade de anúncios publicitários aumentou de forma extremamente agressiva nos últimos 1~2 anos.
Acha que foi por acaso? Claro que não!
YouTube aumentou anúncios, para ir buscar dinheiro na sua remoção!
Como qualquer outro negócio da Google, o YouTube vive da publicidade. Porém, não nos podemos esquecer que há alguns anos atrás o YouTube apostou numa subscrição Premium capaz de anular completamente os anúncios publicitários, em todos os vídeos, ao mesmo tempo que também oferecia mais alguns extras.
Ou seja, a equipa que gere o YouTube fez algo extremamente inteligente, apesar de irritante para os utilizadores. Aumentou a frequência de anúncios, e tornou-os mais chatos, ganhando mais dinheiro nesse lado da barricada, ao mesmo tempo que apresentou uma alternativa para fugir a esses mesmos anúncios, que até encareceu de forma muito recente.
O YouTube ganha dinheiro dos dois lados!
Porém, o lado da subscrição tem vindo a crescer de forma incrível, existindo cerca de 100 milhões de subscritores ativos neste exato momento, entre o YouTube Premium e o YouTube Music.
Sim, 100 milhões é ainda um número extremamente pequeno face aos mais de 2.5 mil milhões de utilizadores registados na plataforma. Mas, se formos comparar o engenho do YouTube a outras plataformas, sem saber ler nem escrever, já vai nos 100 milhões de subscritores! Em comparação, a Amazon tem cerca de 176 milhões de subscritores no seu serviço Prime, isto enquanto o Spotify tem cerca de 176 milhões de subscritores premium ativos.
Para ter ainda mais ideia da estratégia atual da Google, além de YouTube Premium, temos ainda de adicionar as receitas do Google One, YouTube TV, entre outras… Que tudo junto chega aos 15 mil milhões de dólares em receitas anuais.
Tudo o que o YouTube anda a fazer é anti-consumidor?
Talvez! Mas, segundo as últimas contas, as receitas aumentaram cerca de 15.5% relativamente ao ano anterior.
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