Inicio Android Xiaomi prepara smartphone modular do outro mundo!

Xiaomi prepara smartphone modular do outro mundo!

A modularidade dos smartphones não é algo propriamente novo. No entanto sempre se limitou a coisas mais básicas como a ligação de altifalantes. No entanto, a Xiaomi quer transformar completamente este conceito e vai lançar um ecrã que pode ser retirado do dispositivo e usado sem fios. Isto é sem dúvida uma abordagem muito interessante. Mas afinal o que pode trazer para o mercado o smartphone modular da Xiaomi?

Xiaomi prepara smartphone modular do outro mundo!

A patente, descoberta pelo site LetsGoDigital, foi publicada hoje na Administração de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) e parece ter sido submetida a 31 de março de 2020. A Xiaomi possui esboços dos mecanismos de duas partes com quase 22 imagens de produtos.

Mas como funcionam as duas partes? É simples. Temos a parte principal que é o smartphone, propriamente dito, e o ecrã destacável. Claro que o corpo é mais grosso do painel mas isto não é de estranhar. Um pormenor importante é a presença de uma experiência de ecrã total sem qualquer furo ou câmara pop-up. Outra questão é que se o objetivo deste painel é usar em separado e inclusivamente sem fios de certeza que tem a sua própria bateria.

Mas onde está a câmara?

Bem, se não há monocelha, furo no ecrã, nem câmara pop-up, então é muito provável que ela esteja escondida no próprio painel. Isto faz algum sentido, até porque numa das imagens da patente vemos as câmaras. Esta tecnologia já anda a ser desenvolvida há algum tempo. De facto, já vimos até algumas demonstrações na Internet. No entanto, sempre se afirmou que ainda não estava pronta ou, pelo menos, madura o suficiente.

Xiaomi smartphone modular

De resto, a parte traseira e a frontal deste smartphone modular da Xiaomi revelam conetores cada um com 10 pinos. É óbvio que isto é para alcançar a tal modularidade. No entanto, não sabemos como é que irão fazer.

Outros pormenores dão conta de uma porta USB-C, grelhas para altifalantes e microfone na parte inferior. Existem também botões de volume e um botão liga e desliga à direita. Já a bandeja do cartão SIM está situada à esquerda. A parte traseira do dispositivo possui uma configuração de câmara tripla disposta na vertical com um flash abaixo.

A intenção exata da patente ainda não é conhecida. O ecrã, quando integrado no smartphone, parece ser como qualquer outro smartphone, mas, quando desligado, revela o interior das câmaras.

Entretanto o site Let’s Go Digital divulgou mais um pormenor. Aparentemente este painel pode ser carregado sem fios, mas não explicaram como.

Esta patente parece muito interessante e sobretudo pode abrir a porta a novas tendências. Há, de facto, diversas aplicações práticas. Por exemplo, tirarmos uma selfie em determinadas posições com o ecrã colocado noutro lado.

Gosta da Xiaomi? Leia também:

Esqueça! Estes smartphones Xiaomi não têm direito ao Android 11! -> aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...

O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair...