Xiaomi prepara smartphone modular do outro mundo!

A modularidade dos smartphones não é algo propriamente novo. No entanto sempre se limitou a coisas mais básicas como a ligação de altifalantes. No entanto, a Xiaomi quer transformar completamente este conceito e vai lançar um ecrã que pode ser retirado do dispositivo e usado sem fios. Isto é sem dúvida uma abordagem muito interessante. Mas afinal o que pode trazer para o mercado o smartphone modular da Xiaomi?

Xiaomi prepara smartphone modular do outro mundo!

A patente, descoberta pelo site LetsGoDigital, foi publicada hoje na Administração de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) e parece ter sido submetida a 31 de março de 2020. A Xiaomi possui esboços dos mecanismos de duas partes com quase 22 imagens de produtos.

Mas como funcionam as duas partes? É simples. Temos a parte principal que é o smartphone, propriamente dito, e o ecrã destacável. Claro que o corpo é mais grosso do painel mas isto não é de estranhar. Um pormenor importante é a presença de uma experiência de ecrã total sem qualquer furo ou câmara pop-up. Outra questão é que se o objetivo deste painel é usar em separado e inclusivamente sem fios de certeza que tem a sua própria bateria.

Mas onde está a câmara?

Bem, se não há monocelha, furo no ecrã, nem câmara pop-up, então é muito provável que ela esteja escondida no próprio painel. Isto faz algum sentido, até porque numa das imagens da patente vemos as câmaras. Esta tecnologia já anda a ser desenvolvida há algum tempo. De facto, já vimos até algumas demonstrações na Internet. No entanto, sempre se afirmou que ainda não estava pronta ou, pelo menos, madura o suficiente.

Xiaomi smartphone modular

De resto, a parte traseira e a frontal deste smartphone modular da Xiaomi revelam conetores cada um com 10 pinos. É óbvio que isto é para alcançar a tal modularidade. No entanto, não sabemos como é que irão fazer.

Outros pormenores dão conta de uma porta USB-C, grelhas para altifalantes e microfone na parte inferior. Existem também botões de volume e um botão liga e desliga à direita. Já a bandeja do cartão SIM está situada à esquerda. A parte traseira do dispositivo possui uma configuração de câmara tripla disposta na vertical com um flash abaixo.

A intenção exata da patente ainda não é conhecida. O ecrã, quando integrado no smartphone, parece ser como qualquer outro smartphone, mas, quando desligado, revela o interior das câmaras.

Entretanto o site Let’s Go Digital divulgou mais um pormenor. Aparentemente este painel pode ser carregado sem fios, mas não explicaram como.

Esta patente parece muito interessante e sobretudo pode abrir a porta a novas tendências. Há, de facto, diversas aplicações práticas. Por exemplo, tirarmos uma selfie em determinadas posições com o ecrã colocado noutro lado.

Gosta da Xiaomi? Leia também:

Esqueça! Estes smartphones Xiaomi não têm direito ao Android 11! -> aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também