Xiaomi Mi Band 3 descobre que os guardanapos têm vida!


Por em

A Xiaomi lançou a Mi Band 3 em maio deste ano como a sucessora da altamente bem-sucedida Mi Band 2.

No entanto, apesar do sucesso da Mi Band 2, houve algumas falhas neste equipamento, sendo que uma delas era a incapacidade do monitor de frequência cardíaca funcionar devidamente, especialmente em pessoas com tons de pele mais escuros.

Embora esta falha tenha sido corrigida na Mi Band 3, a credibilidade do sensor de frequência cardíaca está atualmente sob escrutínio após uma descoberta chocante.

Essa descoberta foi feita por alguns utilizadores que descobriram que a Mi Band 3 consegue medir os batimentos cardíacos de um lenço de papel.

Entretanto mais sites na Internet tentaram reproduzir este problema e de facto a leitura funcionou. Só que funcionou mal, a menos que um lenço de papel tenha sido a mais recente entrada no mundo dos seres vivos.

A maioria das bandas e relógios inteligentes utilizam a luz para analisar o seu sangue. Embora o funcionamento pareça complexo é na realidade muito simples.

Um LED ilumina os vasos capilares e, posteriormente, um sensor adjacente à luz mede a frequência com que o sangue circula. Esta é a frequência cardíaca medida em batimentos por minuto (BPM).

No entanto isto não acontece com todos os dispositivos!

Uma vez que um site estrangeiro reproduziu o mesmo teste com uma pulseira de outra marca e tudo correu bem.

Na Leak quisemos testar esta situação então acabei por ir incomodar o nosso Nuno Oliveira que já estava refastelado no sofá e que rapidamente se levantou para ir à procura de guardanapos, papéis e panos para descobrir se estavam vivos.

O resultado pode ser visto nas imagens. A conclusão é óbvia. Ou os guardanapos do Nuno morreram ou o sensor da Xiaomi está a funcionar bem.

Achamos que faz mais sentido a segunda opção.

Ainda assim, resolvemos submeter ao mesmo teste outro equipamento chinês que recebemos há pouco tempo… E de facto a folha de papel acusou o batimento cardíaco!


É caso para dizer… O que se passa com os sensores cardíacos dos dispositivos chineses?

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google goza com os leaks do Pixel 3! Surpresa a caminho!?

A OnePlus vai lançar o OnePlus 6T no fim do mês!

Seguinte