Xiaomi 12X vs POCO F3: Qual comprar?

Xiaomi 12X vs POCO F3: Qual comprar? – Na review ao Xiaomi 12X, afirmei que a grande falha do aparelho estava no seu preço, porque verdade seja dita, no dia-a-dia, a performance foi realmente agradável, e apesar de nem sempre ser algo que o mercado quer, para mim, é sempre bom ter acesso a um aparelho bonito, de pequenas dimensões, com muito poder para oferecer.

O preço falha porquê? Bem… Porque na gama da Xiaomi, nomeadamente dentro da submarca POCO, já temos um aparelho muito parecido a este, a um preço bastante mais em conta, o POCO F3.

Afinal, o Xiaomi 12X custa 699€, enquanto o POCO F3 já pode ser encontrado a mais ou menos 300€.

Xiaomi 12X vs POCO F3: Qual comprar?

Xiaomi 12

Portanto, antes de mais nada, é preciso saber separar o trigo do joio. Um smartphone não vive apenas de especificações técnicas, existem muitas outras coisas, que fazem um Xiaomi ser um Xiaomi, e um POCO ser um POCO.

Dito isto, o Xiaomi 12X é o aparelho mais barato da gama alta da fabricante Chinesa. Acima deste, temos o Xiaomi 12, e ainda o Xiaomi 12 Pro. Ainda assim, fazendo parte da gama alta, existe um maior cuidado por parte da empresa, especialmente na qualidade de construção, e feeling que o aparelho é capaz de passar para as mãos do utilizador.

Entretanto, o POCO F3 pertence à cada vez mais popular submarca da Xiaomi, sempre com um grande foco no desempenho/preço. Por isso, sim, apesar de partilhar muitas das especificações, é muito provável que vá sempre ter uma experiência mais refinada, ou mais premium, com o Xiaomi 12X.

Design

O Xiaomi 12X é um pouco mais pequeno que o POCO F3. Ao fim ao cabo, o ecrã do primeiro oferece 6.28”, enquanto o segundo já chega às 6.67”. Por isso, se prefere algo maior, tem logo aqui um ponto positivo para o POCO, e negativo para o 12X. Pessoalmente, adoro um smartphone poderoso, mas minimalista.

Já no campo da construção, o Xiaomi 12X conta com o mais recente Gorilla Glass Victus, enquanto o POCO F3 fica pelo Gorilla Glass 5. No dia-a-dia, não vai notar grande diferença. Mas se por ventura tiver mãos de manteiga, pode ser algo a considerar.

No campo do design e usabilidade, o POCO F3 aposta num sensor de impressão digital na lateral, enquanto o 12X já o tem debaixo do ecrã OLED.

Ecrã, qual é a real diferença, além do tamanho?

Como dissemos em cima, o Xiaomi 12X tem um ecrã bastante mais pequeno. Mas tenta compensar essa diferença, em qualidade de imagem, e também ao oferecer a sempre desejável curvatura.

Xiaomi 12X:

  • FHD+
  • 6.28″ AMOLED DotDisplay Curved
  • 120Hz
  • 1100 nits
  • Color gamut: DCI-P3
  • HDR10+
  • Corning Gorilla Glass Victus
  • DisplayMate A+
  • Resposta ao toque: 480Hz

POCO F3:

  • FHD+
  • 6.67” AMOLED DotDisplay
  • 120Hz
  • 1300 nits
  • DCI-P3
  • HDR10+
  • Corning Gorilla Glass 5
  • Resposta ao toque: 360Hz

O que muda além do óbvio?

O Xiaomi 12X já conta com um carregamento rápido de 67W, com o carregador incluído na caixa. Entretanto, o POCO F3, que chegou há mais tempo ao mercado, fica pelos 33W. Mas também traz o carregador na caixa.

As baterias são muito similares, não existindo uma diferença significativa o suficiente, para existirem autonomias dispares.

  • Xiaomi 12X: 4500mAh
  • POCO F3: 4520mAh

Além de tudo isto, temos uma entrada para auscultadores no POCO F3, enquanto o Xiaomi 12X. Mas por outro lado, o 12X traz um perfil de som personalizado pela Harman Kardon

Câmeras

Seria expectável dizer que a grande diferença entre estes dois aparelhos, de gamas tão diferentes, estivesse nas câmeras. Mas muito sinceramente… Não vai notar assim tanta diferença quanto isso. Sim, o Xiaomi 12X é melhor, mas na minha opinião, não é o suficiente, para justificar a diferença de preço.

Performance no dia-a-dia

É exatamente a mesma, nem vale a pena discutir este ponto, visto que a base é também a mesma, o Snapdragon 870 da Qualcomm. Podem existir algumas diferenças relativamente ao uso de chips de memória diferentes. Mas no dia-a-dia, é a mesma coisa.

Conclusão

Se é um utilizador que não liga tanto à parte do design, e de ter algo premium nas mãos. É inegável que vai ficar muito bem servido com o POCO F3, ao mesmo tempo que mantém alguns euros no bolso.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.