Desenvolver um jogo é caro, é mesmo muito caro, e na verdade, só vai ficar ainda mais caro à medida que o tempo vai passando. É exatamente por isso que a Microsoft está a pensar mudar a sua estratégia de exclusividade, para algo muito similar aquilo que a Sony anda a fazer com os seus exclusivos PlayStation.
Ou seja, como é óbvio, pelo menos nesta primeira fase, não vamos ver lançamentos ao mesmo tempo para todas as plataformas, mas… Vamos ver muitos periodos de exclusividade de 1~2 anos, e depois, lançamento de jogos PlayStation em consolas Xbox e PC, e claro, jogos de PC/Xbox a serem lançados na PlayStation.
Aliás, há até quem diga que o Xbox Game Pass vai chegar às consolas da Sony, bem como à consola de nova geração da Nintendo.
É uma loucura? Ou é apenas e só o futuro do mercado?
Xbox vai ter jogos em todo o lado. Porquê!?
Portanto, como qualquer empresa à face da terra, a Microsoft tem o objetivo de fazer dinheiro. Sendo exatamente por isso que, após tantas aquisições de estúdios no mundo dos videojogos, é completamente impossível limitar todo o desenvolvimento às consolas Xbox e ao PC.
Especialmente numa altura do campeonato em que as consolas Xbox da Microsoft não andam propriamente a voar das prateleiras.
Comprar conglemerados de estúdios como a ZeniMax ou Activision-Blizzard foi uma decisão arriscada, com imenso potencial. Porém, pensar na exclusividade após um investimento massivo de “biliões”, é algo que não faz o menor sentido. É preciso lançar jogos para tudo e para todos. Ou melhor, é preciso rentabilizar investimentos!
É exatamente por isso que Phil Spencer vem a público para a próxima semana clarificar todos os rumores. Porém, enquanto isso não acontece, já existem vários jogos a fazer manchetes, com vários rumores de ports para a Switch e PS5. Estamos a falar de jogos como Starfield, Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, e claro, Gears of War.
O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião! É o fim da guerra das consolas? Ou… Pelo menos o início do fim?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!