Durante muitos e longos anos, as consolas chegaram ao mercado tendo como base hardware feito à medida, quase sempre significativamente mais barato comparativamente ao hardware feito para o mundo dos computadores, ao ser especializado para o processamento de jogos, fossem estes super complexos ou não.
Afinal de contas, uma consola tem de cumprir certos requisitos que um PC nunca precisou!
Isto é especialmente verdade em termos de preço (não podem ser tão caras quanto um PC), de espaço (não podem ter um corpo gigante para dissipar todo o calor que os componentes grande, caros e poderosos geram), e claro, consumo de energia.
Porém, com o passar dos anos, e com a evolução tecnológica pura e simplesmente incrível que temos tido a oportunidade de observar nos últimos tempos, as coisas mudaram. Sendo exatamente por isso que muitas das consolas que podemos encontrar hoje em dia no mercado já são baseadas no mesmo exato hardware, por vezes adaptado, que também podemos encontrar no lado dos computadores de secretária.
Afinal de contas, as PS5 e Xbox Series S/X são baseadas em processadores e placas gráficas AMD que podemos encontrar em qualquer loja de informática, algo que na realidade também já acontecia com a PS4 e Xbox One.
Aliás, até as consolas portáteis que têm chegado às prateleiras nos últimos anos, como é o caso da Steam Deck, ROG Ally ou Lenovo Legion Go, são todas elas baseadas em hardware que a AMD anda a desenvolver para o mundo mobile, nomedamente portáteis.
Depois temos ainda de olhar para o smartphone, um aparelho tecnológico que transformou a indústria, e que na verdade foi capaz de meter um computador extremamente poderoso, e sempre ligado à Internet, nas mãos das massas.
É por tudo isto, e muitas outras coisas, que a guerra das consolas foi perdida… Pelas próprias consolas.
Guerra das Consolas? Foi o PC que ganhou tudo!
Como é que podemos dizer que a guerra das consolas já tem um vencedor decidido? Antes de sequer começar a falar dos jogos na cloud, e da possibilidade de todos os utilizadores de smartphone serem um potencial cliente, podemos começar a olhar para tudo aquilo que está a acontecer na indústria.
Ao fim e ao cabo, a Sony começou a levar muitos dos seus exclusivos para outras plataformas há qualquer coisa como 2 anos, e ao que tudo indica, a Microsoft vai começar a fazer algo de muito similar com os seus próprios exclusivos. Ou seja, tanto a Sony como a Microsoft vão começar a disponibilizar a quase totalidade da sua biblioteca de videojogos, para todas as plataformas do mercado.
Porquê?
Antes de voltar a falar da nuvem, e dos smartphones… É preciso ter em consideração que desenvolver um jogo em 2024 não é sequer similar ao desenvolvimento de um jogo em 1990.
O custo de desenvolvimento explodiu à medida que um simples jogo se transformou numa experiência cinematográfica extremamente complexa! Isto em vez de ser apenas algo simples. Que na grande maioria das vezes serviria para distrair o utilizador durante alguns minutos ou no máximo algumas horas.
É exatamente por isso que os jogos aumentaram de preço na chegada da nova geração de consolas. Sendo também exatamente por isso que vários estúdios e executivos querem aumentar mais o preço destes mesmos jogos num futuro breve.
Por isso, é preciso lançar jogos para tudo, e para todos. Tudo de forma a rentabilizar os projetos.
O futuro não está nas consolas!
Sim, é verdade que os jogadores ainda não gostam muito da ideia de jogar no smartphone.
Porém, isso apenas acontece porque instalar um jogo a sério consome demasiada bateria. Além disso, na grande maioria das vezes, ter de jogar no smartphone significa estar desligado de todas as redes. Isto de forma a ser possível estarmos realmente concentrados naquilo que estamos a fazer. Algo que muitos jogadores não estão dispostos a fazer.
Com o avançar da tecnologia, e melhoria dos serviços de streaming de jogos, estas dificuldades vão desaparecer. Por isso, a ideia de chegar a casa para jogar numa consola de sala vai também acabar por desaparecer.
Afinal, vai ter os seus jogos disponíveis no smartphone, no tablet, na sua TV, e quem sabe, até no espelho da sua casa de banho!
Curiosamente, já temos alguns aparelhos dedicados para este tipo de utilização, como é o caso da PlayStation Portal. Um aparelho que não é mais que um tablet com comandos embebidos para uma única função… Jogar jogos PS5 através da Internet.
Conclusão
É muito provável que ainda exista espaço para PS5 Pro já em 2024. Bem como uma PS6 e uma Xbox Next-Gen no mercado de jogos de 2026 ou 2027.
Porém, depois de todos esses lançamentos… Sou honesto! Começo a ter alguma dificuldade em encontrar um futuro para uma potencial PS7.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!