Xbox Series X parece ser mais poderosa que a PS5! Mas será que chega?

Xbox Series X parece ser mais poderosa que a PS5! Mas será que chega? – Como já noticiámos na Leak.pt, tudo indica que a Xbox Series X vai contar com o SoC AMD Zen 2 + RDNA2 mais poderoso da geração, ao oferecer 12 TFLOPs de poder de computação enquanto a PS5 irá oferecer ‘apenas’ 9,2 TFLOPs.

É uma diferença bastante significativa, que irá com toda a certeza fazer a diferença ao longo do ciclo de vida de ambas as consolas.

Afinal de contas, caso não saiba, uma das razões para a PlayStation 4 ter vencido na atual geração de consolas, é o facto de ser ligeiramente mais poderosa que a Xbox One. Algo que acaba por ser muito curioso, visto que o hardware é bastante similar ao também contar com um SoC desenvolvido pela AMD. Ou seja, vamos ter uma repetição do que aconteceu em 2013! (De forma invertida)

Mas será que uma Xbox mais poderosa que a consola da Sony é suficiente para a Microsoft vencer?

consolas

Portanto, quantos estúdios ‘third-party’ irão realmente utilizar toda a performance extra da Xbox? Não fará mais sentido utilizar a PlayStation 5 como plataforma base para o desenvolvimento de jogos multi-plataforma?

Estamos a falar de estúdios responsáveis por um número gigantesco de jogos importantes, como é a Capcom, Ubisoft, Take-Two, EA e Activision. É que caso não saiba, os próximos 3 anos vão ser bastante complicados para os programadores destas empresas… Ao fim ao cabo, vai ser preciso lançar jogos para 8 plataformas diferentes! (3 da Sony e 5 da Microsoft)

Como é óbvio, os estúdios não podem esquecer as muitas versões da Xbox One, nem a PS4 e PS4 Pro só porque foram lançadas novas consolas. Estamos a falar de 100 milhões de consolas espalhadas pelo mundo só no caso da PlayStation 4. São muitos consumidores que querem continuar a jogar, mas que não têm obrigatoriamente de comprar uma consola de nova geração na altura do seu lançamento. (Fim de 2020)

As consolas de nova geração não vão imediatamente substituir os muitos milhões de consolas PlayStation 4 e Xbox One

Dito isto, parece que tanto a Microsoft como a Sony já criaram as suas novas consolas tendo isto em mente. Ou seja, as novas PS5 e Xbox Series X vão ser no fundo uma extensão das atuais consolas, trazendo novas funcionalidades e novo hardware.

Muito resumidamente, vai ser uma experiência muito parecida ao que encontra no mundo dos PCs. Em que pode mudar algumas peças da sua máquina para aumentar a performance. Contudo, a compatibilidade do seu PC irá ser exatamente a mesma, ficando apenas mais rápido e mais capaz.

E como tal, durante o período de transição entre gerações, ambas as gerações irão contar com os mesmos exatos jogos multi plataforma, como FIFA, GTA, UFC, etc… A ideia é maximizar o lucro de cada lançamento para os estúdios. E para isso, todos os jogos vão ter de ser compatíveis com a antiga geração, mas também com a nova.



Por isso, a grande questão no meio de tudo isto é… Como é que os estúdios irão escolher o hardware para o desenvolvimento de novos jogos?

PS5

Em suma, será que os estúdios fora do domínio da Sony e Microsoft se irão preocupar em retirar todas as gotas de performance das consolas de nova geração, quando têm tanto com que se preocupar?

Pessoalmente, não tenho quaisquer dúvidas que tanto a Sony como a Microsoft irão puxar ao máximo os estúdios sob a sua alçada para conseguir a melhor performance possível.

Aliás, a Microsoft até investiu vários milhões nos últimos anos, para no fundo conseguir oferecer exclusivos de qualidade tal e qual como a Sony faz ano após ano. Por isso, vamos com toda a certeza ver jogos lindíssimos nos próximos tempos! Aliás, já na atual geração temos gráficos brutais, como é o caso de Horizon Zero Dawn, God of War 2018 ou Forza 7. Portanto, as coisas deverão melhorar ainda mais a partir de 2020.

Mas o mesmo não irá acontecer com as EA’s, Activision’s e Rockstar Games desta vida… Especialmente quando existe uma diferença de poder substancial entre a PlayStation 5 e Xbox Series X.

É que enquanto a Microsoft tem a vantagem da performance do seu lado com a Xbox Series X. A Sony tem a vantagem de ter vendido um número extraordinário de consolas nos últimos anos.

Assim, é muito provável que a PS5 decida surfar a onda do sucesso da PlayStation 4, especialmente quando a gigantesca biblioteca de jogos da ‘velhinha’ consola irá ser 100% compatível com a nova consola.

Aliás, com a diferença de desempenho, também deverá ser muito provável que a PlayStation 5 seja significativamente mais barata em relação à Xbox Series X… O que irá dar ainda mais motivação aos estúdios para utilizar a PS5 como base da nova geração. Isto já para não falar que a Microsoft irá lançar duas consolas em 2020, o que irá dividir ainda mais os esforços dos programadores, e irá dar ainda mais motivação a uma eventual escolha da PlayStation 5 como ‘Plataforma Base’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário