As coisas estão estranhas no lado das consolas. Isto é inegável! A Microsoft fez investimentos gigantescos ao longo dos últimos anos, mas, do nada, decidiu acabar com a estratégia de exclusividade que de facto sempre definiu como este mundo funcionava.
Afinal, as consolas Sony e Microsoft podiam ser muito similares na performance que eram capazes de oferecer, mas… Tinha de fazer escolhas! Halo e Forza? Xbox! God of War e Uncharted? PlayStation.
Hoje em dia as coisas já não funcionam assim, e de facto, até parece que a Microsoft meio que desistiu das suas consolas. Mas… Apesar de todo este clima estranho, existem planos muito ambiciosos para a próxima geração.
Xbox é para acabar? Bem… Olhe para os planos da Microsoft!
Portanto, caso não saiba, a Xbox já partilhou parte dos seus planos para a nova geração que deverá começar algures em 2027. Curioso, porque além do facto de a Microsoft querer chegar ao mercado antes da Sony, vai fazê-lo com duas consolas. Uma premium que vai meter em risco a separação que existe entre o mundo das consolas e o mundo do PC Gaming, e depois uma outra consola portátil que ainda não sabemos muito bem como vai funcionar.
Sim, não é novidade para a Microsoft lançar duas consolas ao mesmo tempo, visto que já o fez em 2020 com as Xbox Series S e X. Mas, desta vez vai ser bastante diferente.
A consola premium vai manter a retrocompatibilidade que sempre foi prioridade para a Microsoft, e segundo muitos novos relatos, vai ser extremamente parecida a um PC, existindo até a possibilidade de ser possível mudar componentes para manter a performance da consola alta.
Já a consola portátil vai ter a missão de correr jogos menos exigentes, e claro, vai ter a ajuda do mundo do streaming para ser possível jogar tudo e mais alguma coisa longe da sua consola/PC.
Assim, apesar da recente estratégia da Microsoft de lançar jogos exclusivos em outras plataformas, os novos investimentos deixam claro que a empresa não pretende abandonar o mercado de hardware. Se os lançamentos se confirmarem em 2027, veremos se a promessa de um grande salto tecnológico se concretiza.