Windows: como reparar ficheiros corrompidos

Ninguém está livre disto. Nem quando se trata de uma SSD. É verdade que os discos mecânicos têm mais tendência a falhar. No entanto, todos podemos estar à mercê de ficarmos com ficheiros corrompidos. Isto porque até uma falha de software pode levar a isto. No entanto não se preocupe porque na maioria dos casos são relativamente simples de se resolver. E tudo utilizando apenas as ferramentas que tem disponíveis no seu computador. Dito isto, vamos explicar-lhe como reparar ficheiros corrompidos no Windows.

Windows: como reparar ficheiros corrompidos

A melhor forma de rapidamente verificarmos e corrigirmos eventuais ficheiros corrompidos é recorrermos a uma ferramenta incorporada chamada System File Checker para reparar os ficheiros avariados. O procedimento para executar esta ferramenta é o seguinte:

sfc /scannow

Para isso escreva na pesquisa linha de comandos. Depois escolha a opção Executar como administrador.

É que para executar este serviço é mesmo necessário ter este tipo de privilégios.

- Advertisement -

erro 0x80070426 no Windows Update, windows 11 preso reiniciar, Windows reparar ficheiros corrompidos

Depois na nova janela é só colocar o comando e esperar que o processo termine.

Dependendo do espaço ocupado e do tamanho do disco ele poderá levar mais ou menos tempo.

Quando o processo tiver terminado somos informados acerca do que foi reparado.

Pode executar outras tarefas enquanto o sistema verifica os dados. Depois de concluir o processo, reinicie o computador e tente atualizar o Windows novamente.

Entretanto se o problema não foi resolvido e pelo contrário, é ainda mais grave e está afetar inclusivamente ficheiros do Windows há outra forma de resolver.

Assim deve executar a verificação DISM para reparar quaisquer imagens do sistema corrompidas e restaurar os ficheiros do sistema. Assim volte à pesquisa e corra novamente a linha de comando com privilégios de administração.

No entanto agora deverá executar o comando:

Dism.exe /online /cleanup-image /scanhealth
Dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth

Deverá também experimentar outra coisa.

Para isso, prima Win + S e escreva “Linha de comando”, mas não pressione Enter. Em vez disso, clique com o botão direito no resultado da pesquisa e selecione Executar como Administrador.

Uma vez aberto, escreva chkdsk /r [Letra da Unidade:]. à partida será c. Assim digite chkdsk /r c:

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.