Há algumas semanas atrás, criticámos a Microsoft no sentido em que esta não tem o seu futuro garantido. Ou melhor, não tem o futuro do seu produto mais popular, o Windows, garantido para as gerações futuras.
Afinal de contas, o PC já não é a máquina computacional mais importante do dia-a-dia para a grande maioria dos consumidores. Além disso, o Windows também deixou de ser o primeiro sistema operativo a chegar às mãos dos utilizadores, neste caso específico as crianças.
Por exemplo, a primeira vez que mexi num computador na minha vida, foi num velhinho mas sempre pronto a fazer das suas Pentium 3 com Windows 98. Entretanto, na escola, nas aulas de informática, todos os PCs contavam com Windows XP.
Hoje em dia, no caso do meu sobrinho de 7 anos, o seu primeiro “toque” na tecnologia foi através do ecossistema Android, ou através da minha consola PlayStation 5. Só tocou no Windows pela primeira vez quando entrou no primeiro ano, e na realidade, é nesta interface que demonstra maiores dificuldades.
Bem… Tudo isto levanta uma questão… Consegue imaginar o ano de 2024 caso ainda existisse o Sistema Operativo Windows Phone, ou algo de muito similar vindo do lado da Microsoft?
Windows Phone: Como seriam as coisas em 2024!?
Pois bem, estava aqui a pensar com os meus botões, de que neste ano, em que o USB-C está em todo o lado, todos nós temos de levar com algum tipo de teletrabalho de vez em quando, e fazemos quase tudo no smartphone… Que faria todo o sentido ter um smartphone equipado com um Sistema Operativo Windows, que depois poderia ser espelhado para um qualquer ecrã de forma a ter uma experiência de utilização mais própria do Desktop.
Ou seja, em vez de ligar o portátil ao nosso monitor da secretária de trabalho no escritório, ou em casa, podiamos pura e simplesmente ligar o smartphone, e assim ter um aparelho para tudo, ou pelo menos quase tudo.
Claro que já existem smartphones Android que já fazem algo de muito similar, como é o caso da gama Galaxy da Samsung que por sua vez oferece o DeX.
Mas… Consegue imaginar ter o Windows em vez do DeX? Ter um Sistema Operativo completo, sem limitações, com suporte para tudo, sempre a andar connnosco no bolso, sendo apenas necessário um cabo para desbloquear todo um outro nível de performance e funcionalidades?
Óbvio que, mesmo em 2024, um PC a sério seria sempre preferível. Mas, para trabalho de produtividade, troca de e-mails, reuniões, e talvez até alguns jogos básicos… Os smartphones atuais seriam pura e simplesmente mais do que suficientes para 90% da população.
Em suma, de 0 a 10, quanto a Microsoft falhou em garantir o seu futuro no mundo mobile? Quem sabe, até mais do que isso?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!