Windows 7 reduzido a apenas 69 MB. Quais são as limitações?

Hoje em dia já só se fala do Windows 11, visto que até o Windows 10 já começou a perder o pouco suporte que tinha. Mas… O lendário Windows 7 continua a ser o brinquedo preferido de quem gosta de experimentar os limites do código da Microsoft.

Ou seja, apesar de estar oficialmente “morto”, um utilizador conhecido como Xeno conseguiu o impensável. Criou uma versão funcional do Windows 7 com apenas 69 MB.

Sim, menos do que muitas apps da Play Store!

Um mini Windows?

Esta versão minimalista foi criada a partir da edição original de 32 bits e consegue arrancar e correr dentro de uma máquina virtual VMware. No entanto, o feito tem um grande “mas”.

A maioria das aplicações simplesmente não funciona. Porquê?

Isso acontece porque muitos ficheiros essenciais (bibliotecas, componentes visuais e controlos do sistema)  foram removidos para encolher o tamanho da instalação. Resultado? O sistema arranca, mas qualquer tentativa de abrir programas baseados em interface gráfica acaba em erro.

Ou seja, acaba por ser uma pura curiosidade técnica. Porque, como sistema operativo, esta versão vale de muito pouco. Sendo exatamente por isso que o criador explicou que o objetivo era testar até onde se podia reduzir o Windows sem quebrar o arranque.

No fundo, chegar a uma espécie de “esqueleto” do Windows 7.

Mini é melhor?

Esta obsessão por versões leves do Windows não é nova. Já vimos projetos como o Tiny11, que remove anúncios, aplicações pré-instaladas e outras tralhas da Microsoft para deixar o sistema mais limpo e rápido.

O que levanta a questão… Não será um problema sério da Microsoft, que insiste em meter demasiado “lixo” informático no seu Sistema Operativo? Que depois obriga alguns utilizadores a pegar na vassoura?

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque