Terça-feira, Agosto 12, 2025

Windows 2030: Agora vai ser sem rato e sem teclado?

Acha que 2030 está longe? Está enganado! Já estamos em Agosto, o mês número 8 de 2026. Ou seja, estamos a apenas 4 meses de 2026. É assustador, mas 2030 está a pouco mais de 4 anos de distância.

Por isso, como parar é morrer, a Microsoft já está a imaginar como será o Windows neste futuro tão próximo e, claro, a inteligência artificial está no centro de tudo.

Windows 2030: Microsoft diz que o rato e o teclado vão desaparecer

Portanto, num vídeo com o nome “Windows 2030 Vision”, a gigante Norte Americana de Redmond prevê que a forma principal de interação com o sistema operativo vai ser através de linguagem natural. O que é isto? Vamos falar com o computador em vez de clicar ou escrever.

É algo em que custa a acreditar, mas a empresa acha mesmo que, em 2030, “andar a usar rato e teclado” vai parecer tão antiquado para a Geração Z como o DOS é hoje.

Agentes de IA?

David Weston, vice-presidente de Enterprise & Security da Microsoft, diz acreditar que as empresas vão poder contratar “agentes de IA” para funções como segurança digital. Estes agentes comportar-se-ão como pessoas reais, participando em reuniões do Teams e interagindo com colegas.

O objetivo, segundo Weston, não é substituir empregos, mas libertar os humanos das tarefas mais repetitivas para se focarem noutros trabalho. Isto embora todos saibamos o que normalmente acontece quando a IA entra na equação.

- Advertisement -

Windows… Vivo?

O executivo imagina um Windows que vê o que vemos, ouve o que ouvimos e responde a pedidos complexos, numa interação multimodal que mistura voz, visão e contexto.

O problema é que, tal como acontece sempre que a Microsoft se entusiasma demasiado com a IA, há ceticismo no ar. O vídeo já tem mais “dislikes” do que “likes” e muitos duvidam que, até 2030, o rato e o teclado deixem de ser indispensáveis.

Basta lembrar que o Copilot chegou com promessas grandiosas que não se concretizaram totalmente, e que casos como o Recall (função de captura automática de ecrã) acabaram por gerar tanta polémica que tiveram de ser alterados.

Talvez um dia falemos naturalmente com o Windows sem tocar num único botão, mas achar que isso vai acontecer “agora”… É no mínimo ambicioso. Aqui também falo por mim, que detesto, com toda a minha alma, falar com o meu smartphone, PC, ou até com o carro. Prefiro botões!

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também