Enquanto o Windows 12 continua em desenvolvimento atrás de portas, a Microsoft ainda tem planos bastante ambiciosos para o Windows 11. Por isso, a próxima grande atualização está prestes a chegar, com a versão 25H2 já disponível para testes através do programa Windows Insider.
O que muda?
Segundo Jason Leznek da Microsoft, esta nova versão vai manter a mesma base técnica da atual 24H2.
O que isto significa na prática? Uma atualização mais rápida e menos intrusiva, que promete ser tão simples como um reinício do sistema. Nada daqueles processos pesados que víamos em transições entre versões mais antigas, como a 23H2 para a 24H2.
Novidades vão chegar aos poucos!
Por agora, a build inicial da 25H2 é praticamente igual ao que já existe no canal Beta da 24H2. No entanto, a Microsoft vai começar a ativar novas funcionalidades de forma progressiva. Isto através das tradicionais atualizações cumulativas mensais.
Estas funções já estão escondidas na versão atual, prontas para serem ativadas com pequenos pacotes. A ideia é não lançar uma atualização demasiado grande, e como tal, com demasiado potencial para trazer problemas.
Quando chega?
O lançamento final da versão 25H2 deverá acontecer entre setembro e outubro de 2025, o que faz sentido, já que coincide com o fim oficial do suporte ao Windows 10 (sem contar com o ano extra opcional). Quem atualizar para esta nova versão vai reiniciar o relógio de suporte: 36 meses para versões Enterprise e Education, e 24 meses para as edições normais.
E os bugs, Microsoft?
Claro que, como já é habitual, as grandes atualizações do Windows trazem sempre o risco de novos bugs, e não são poucos os utilizadores que têm más memórias de updates passados.
A Microsoft está melhor neste campo, e garante que está a testar bem todas as mudanças. Mas… A realidade é que já ouvimos antes.
Fica a dúvida: será que a versão 25H2 vai ser a tal que acerta em cheio? Ou vamos todos ter de correr para o modo de segurança outra vez?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!