Nas versões mais recentes do Windows, a Microsoft forçou a presença do OneDrive. Ou seja queiramos ou não temos de levar com ele. É verdade que é uma grande solução para as pessoas manterem os seus ficheiros armazenados na nuvem. No entanto alguns utilizadores têm a sua própria app de armazenamento na cloud ou querem manter tudo no armazenamento local. Assim se não utilizar o OneDrive no Windows 11 mais vale desativar ou remover. É que deste modo até fica com um sistema menos carregado.
Windows 11: como desativar ou remover o OneDrive
Utilizar ou não?
Aqui depende muito do utilizador e do que ele faz. Quem trabalha com documentos muito confidenciais pode não querer manter uma cópia de segurança na cloud. Uma outra questão é que o OneDrive funciona assim que iniciamos o sistema. Depois continua a funcionar em segundo plano e consome alguns recursos. Não só ao nível de memória mas também de rede. Quem tiver um computador com requisitos mais baixos eventualmente vale a pena desativar.
Existem várias formas de desativar o OneDrive no sistema. Pode desativar o serviço no arranque ou ao nível da conta e remover a app.
Para desativar no arranque, faça o seguinte:
Em primeiro lugar clique no símbolo do OneDrive do lado direito e depois vá até à roda dentada e escolha definições.
A seguir vá ao separador Definições e tire o visto de Iniciar automaticamente o OneDrive quando inicio sessão no Windows.
Depois também pode desassociar a sua conta.
Mas atenção a partir deste momento já não vai conseguir sincronizar os ficheiros. Para esse efeito basta ir ao separador conta e depois dar um clique em desassociar este PC.
Remover a aplicação OneDrive do Windows 11
Em primeiro lugar na pesquisa do Windows comece por escrever remover. Depois do lado direito clique em Abrir.
A seguir na função de remover Aplicações e funcionalidades localize o OneDrive. Clique no menu de três pontos logo à frente e escolha desinstalar.
Como vê é bastante simples livrar-se do OneDrive caso não necessite dele.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!