Windows 11: problema de velocidade com a AMD está resolvido!

O Windows 11 chegou com um bug que fazia com que os computadores com processadores AMD ficassem com problemas de desempenho, sobretudo nos jogos mas não só. Ou seja, com o Windows 10 tudo funcionava bem mas quando se passava para o Windows 11 algumas pessoas tinham perdas até 25%. Depois de chegar a primeira atualização para o novo sistema operativo as coisas ficaram ainda piores. No entanto, agora, já está disponível uma correção para Insiders que resolve este problema de velocidade no Windows 11. Felizmente, pode ser encontrada tanto no canal Beta como no Release Preview. Dito isto, quem deitar a mão ao Windows 11 Build 22000.282 vai ficar com o problema da cache L3 resolvido.

Windows 11: problema de velocidade com a AMD está resolvido!

ryzen, amd, clocktuner

O novo update disponibilizado pela Microsoft deve restaurar o desempenho para os níveis habituais. No entanto, há uma coisa que é preciso ter em conta. É que a outra situação não foi resolvida.

O outro problema está relacionado com a funcionalidade de cores preferidos e isto é fácil de explicar. Os processadores são constituído por vários núcleos. Atualmente e na maioria dos casos temos oito. Deles, há uns mais rápidos e outros mais eficientes em termos energéticos. Ou seja, são um pouco mais lentos mas também gastam menos. O problema é que no Windows 11 a distribuição de tarefas não funciona muito bem. Assim tudo chega apenas aos núcleos mais rápidos.

Embora inicialmente possamos pensar que isto é bom porque as tarefas serão feitas mais rapidamente, vai congestionar este núcleos ao mesmo tempo que deixam os outros livres. É a mesma coisa que podermos dividir uma tarefa por 8 pessoas, mas só duas é que trabalham. O impacto no desempenho não foi revelado.

Seja como for também há uma correção a caminho para resolver este problema. A AMD diz que vai chegar através de um update de software. Ou seja, não através de um update do Windows.

Resta-nos agora esperar pela segunda correção para tudo ficar como sempre deveria ter estado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também