Windows 11 vai ficar mais rápido e… Mais “consola”?

Durante anos, o discurso foi sempre o mesmo. O Windows é versátil, poderoso, mas nunca conseguiu ser aquela ferramenta realmente útil para jogar. Sempre se demonstrou complicado, inconsistente, e por isso mesmo nunca foi exatamente “plug and play” como uma consola.

Dito tudo isto, a Microsoft parece finalmente aceitar isso e está a preparar um conjunto de mudanças profundas no Windows 11 para tornar a experiência de jogo mais rápida. Mais mudanças, porque tem existido um esforço para melhorar a performance do Sistema Operativo, como tivemos a oportunidade de ver na recente Xbox ROG Ally X.

Mais concretamente, a Microsoft quer meter o Windows mais perto daquilo que encontramos numa consola Xbox.

Windows 11 vai ficar mais rápido e… Mais “consola”?

Portanto, as novidades foram detalhadas num novo texto publicado no Windows Experience Blog e não são promessas vagas. Estamos a falar de otimizações reais ao sistema operativo que vão chegar ao longo dos próximos dois anos.

Sim, as mudanças vão ser tantas, que a promessa pode demorar anos a ser concretizada. Algo interessante, porque também demonstra a confusão que ditou o desenvolvimento do Windows ao longo dos anos.

Dito tudo isto, a ideia central é simples. Menos Windows a atrapalhar, mais recursos para os jogos.

Mais concretamente, segundo a Microsoft, estão a ser afinadas várias camadas críticas do Windows 11, incluindo a gestão de tarefas em segundo plano, eficiência energética, agendamento do CPU, pilha gráfica e até os próprios drivers. Tudo para libertar recursos que hoje estão a ser desperdiçados e colocá-los onde realmente interessam, no jogo que está a correr em primeiro plano.

O objetivo declarado é entregar uma experiência “console-like” no PC.

Ou seja, ligar, escolher o jogo e jogar, sem aquele peso invisível do sistema a roubar desempenho.

Um dos pilares desta mudança é a expansão da tecnologia Advanced Shader Delivery, já usada nos dispositivos ROG Ally com interface Xbox. Esta funcionalidade descarrega e prepara os shaders dos jogos logo durante o download, evitando aquelas pausas longas no primeiro arranque e reduzindo stutter durante o gameplay.

Segundo dados da própria Microsoft, esta tecnologia reduziu os tempos de carregamento iniciais em mais de 80% em jogos como Avowed e até 95% em Call of Duty Black Ops 7. Além disso, ajuda a poupar bateria, algo crítico em PCs portáteis e consolas híbridas.

Há também boas notícias para quem aposta em hardware ARM. O emulador Prism, responsável por correr software x86-64 em sistemas ARM, passa a suportar instruções AVX e AVX2. Na prática, isto melhora a compatibilidade e o desempenho de muitos jogos em emulação, algo essencial para o futuro dos PCs baseados em Snapdragon.

O que tudo isto mostra é claro. A Microsoft percebeu que o PC precisa de ser mais simples para jogar, especialmente numa altura em que consolas portáteis, híbridos e setups de sala estão a ganhar cada vez mais espaço.

Em suma, graças a isso, o Windows pode ganhar uma nova vida. Porém, nem tudo pode ser feito de promessas. A Microsoft tem muito para fazer e o tempo está a contar.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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