Windows 11 chega amanhã mas vem com uma má notícia!

O mundo está à espera do Windows 11 e o lançamento é já amanhã. Tem tudo para ser um excelente sistema operativo e é fácil percebermos porquê. Logo à partida o Windows 11 vem com muitas alterações na forma como o sistema operativo dá prioridade a aplicações e processos. Dito isto, a Microsoft trabalhou muito no sistema de gestão de memória para dar prioridade às aplicações que estão a correr para que elas tenham acesso à capacidade de processamento que necessitam e também aos outros recursos. Depois temos também grandes novidades ao nível do design, a maioria bem implementadas. No entanto, nem tudo é perfeito. É que quem comprar o Windows 11 com um novo computador ou o instalar de raíz pode aperceber-se que os jogos estão bem mais lentos do que no Windows 10. Mas não se preocupe porque a má notícia do Windows 11 tem solução!

Windows 11 chega amanhã mas vem com uma má notícia!

Windows 11 má noticia

A Microsoft afirmou que o Windows 11 era ideal para jogos. Muito rápido e até tem um modo dedicado. No entanto, quem comprar um computador com este sistema operativo pré-instalado pode ter uma surpresa. É que as funções de segurança que vêm configuradas por defeito podem reduzir a velocidade dos jogos no Windows 11 em cerca de 25%. Escusado será dizer que é muito! A boa notícia é que vamos poder resolver a questão dos jogos lentos no Windows 11.

O problema está numa função chamada Virtualization-Based Security (VBS) que está disponível desde o Windows 10. Na prática é um sistema de virtualização de software e hardware para melhorar a segurança. Ou seja, cria uma espécie de sistema isolado que previne que os vírus e outras ameaças que protege o computador.

Se atualizar do Windows 10 para o Windows 11 eventualmente não terá este sistema ativo e como tal os jogos não deverão sofrer com isso. A questão é mais para compra um computador novo que vem com o Windows 11 instalado.

Este sistema deixa os jogos no Windows 11 muito mais lentos?

Sem dúvida! A equipa da PC Gamer testou vários jogos em computadores com a função de segurança ativada e desativada. O que posso dizer é que o efeito é óbvio! Por exemplo, o Far Cry New Dawn teve perdas de frames na casa dos 5%. Entretanto no caso do Horizon Zero Dawn a situação foi pior. 25% de atraso.

Já em Metro Exodus a perda de frames situou-se nos 24% e no Tomb Rider 28%. Entretanto os testes com o 3D Mark falam apenas de perdas na casa dos 10%.

Mas antes da própria PC Gamer já se falava disto como refere o site GizChina. De facto, algumas pessoas já se tinham apercebido que depois de uma instalação limpa do Windows 11 a função VBS estava ativada. No entanto, quando se atualiza a partir do Windows 10 isto não acontecia.

Atenção que ativar o VBS não altera propriamente a velocidade do equipamento. Ou seja, as frequências da gráfica e do CPU são as mesmas. No entanto, existe um menor consumo de energia uma vez que nunca atingem valores tão altos.

É possível desativar-se isto mas claro que a segurança vai diminuir

Logo à partida na BIOS tem de se desativar o SVM.

Mas é preciso fazer mais do que isso.

Depois de darmos um clique na pesquisa escrevam turn windows e vai aparecer a opção Turn Windows features on or off. Do lado direito um clique em Open.

A seguir e na nova janela que abrir temos de desativar os seguintes componentes:

Windows Hypervisor Platform
Virtual Machine Platform
Microsoft Defender Application Guard

Mas há mais. A seguir na pesquisa temos de procurar por Core Isolation.

Windows 11 má notícia

Depois é só desativar-se a opção Memory Integrity.

Como referi com isto vamos tornar o sistema menos seguro mas claramente mais rápido nos jogos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados