O Windows 11 Build 22635.3790 (KB5039307) chegou há alguns dias para quem está no canal beta. Logo à partida vem com uma nova função complementar no menu Iniciar para o Vínculo ao Telemóvel, que permite verificar rapidamente as estatísticas e conversas do smartphone na barra lateral. No entanto, esta atualização tem muitas definições ocultas relacionadas com a barra de tarefas do Windows 11.
Windows 11 KB5039307 tem novidades na barra de tarefas!
A propósito disto o conhecido leakster da Microsoft, PhantomOcean3, identificou várias configurações da barra de tarefas silenciosamente adicionadas a esta compilação.
Entretanto e a propósito disto o conhecido site especialista em Windows, Windows Latest, confirmou e testou todas as novas funções que chegam à barra de tarefas com o Windows 11 KB5039307. Conforme relatado anteriormente, a Microsoft está a testar uma nova função para tornar o ícone de data e hora mais pequeno e ocultar o sino de notificação na barra de tarefas. Essas alterações estão agora disponíveis na versão de pré-visualização, mas ocultas.
Formato reduzido na data/hora na barra de tarefas
A apresentação da data/hora do Windows na barra de tarefas não recebeu retoques significativos. A Microsoft adicionou uma opção para apresentar os segundos na barra de tarefas, o que consome ainda mais espaço.
A nova definição oculta reduz a área utilizada para apresentar a data/hora. Agora, mostra a hora na parte superior (sem AM/PM) e apenas o mês e a data na parte inferior.
A remoção da parte do ano reduz quase para metade o espaço desperdiçado. Pode escolher este esquema se preferir uma apresentação mais limpa.
Mostrar o ícone de notificação na barra de tarefas
O ícone de notificação aparece juntamente com o ícone de data/hora. Ambos têm finalidades diferentes. Agora é possível ocultar o ícone da campainha de notificação da bandeja do sistema.
Abra Definições da barra de tarefas > Comportamentos da barra de tarefas e ajuste a opção “Mostrar ícone da campainha de notificação” para experimentar.
Esta definição dá-lhe mais controlo sobre o que aparece no tabuleiro do sistema. Antes, só era possível ocultar o ícone de data/hora, mas a campainha de notificação permanecia.
Sugestões melhoradas no seletor de aplicações
A caixa de diálogo do Seletor de aplicações é apresentada quando selecciona a opção “escolher outra aplicação” no menu de contexto do Explorador de ficheiros. Pode clicar em qualquer aplicação sugerida ou navegar no seu PC para encontrar a aplicação.
A implementação atual por vezes apresenta uma lista enorme de aplicações. Mas nesta versão Beta, esconde a maioria das aplicações sugeridas numa lista pendente.
Clicar na opção Mais aplicações revela o resto das sugestões, mantendo assim o aspeto desordenado.
Por último, as miniaturas da barra de tarefas têm melhor aspeto e apresentam mais informações sobre os separadores e janelas ativos.
Todas estas alterações à interface do utilizador estão a ser experimentadas e podem ser lançadas com a próxima atualização 24H2 do Windows 11, no outono.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!