Windows 11: há aplicações que podem deixar de funcionar!

A Microsoft confirmou oficialmente dois problemas graves no Windows 11 que para já ainda não têm resolução. Logo à partida o instalador pode ter problemas a atualizar ou a reparar aplicações. Escusado será dizer que isto pode deixar os utilizadores em maus lençóis. A Microsoft revela que depois de se instalar o KB5007215 ou superior, o Microsoft Installer (MSI) pode ter problemas a reparar ou a atualizar aplicações. Isto está a afetar algumas apps conhecidas como, por exemplo, o antivírus Kaspersky. Assim há aplicações no Windows 11 que podem deixar de funcionar de repente.

Windows 11: há aplicações que podem deixar de funcionar!

Entretanto e dada a urgência da questão a Microsoft trabalhou rapidamente na resolução. Dito isto, há uma nova versão do Windows que está a chegar aos insiders. No entanto, se ainda não a recebeu há uma forma de ficar, pelo menos, com as aplicações a funcionar. Para isso tem de remover a aplicação afetada e voltar a instalá-la.

- Publicidade -

Mas este não é o único problema. Há outro que está a causar erros de ecrã azul.

Esta situação deve-se a questões de compatibilidade entre os controladores áudio Intel Smart Sound Technology (SST) e o Windows 11 versão 21H1.

Atenção Windows 11: isto provoca os terríveis erros de ecrã azul!

O Intel SST é um processador digital de sinal áudio que funciona com os últimos processadores Intel Core e Intel Atom para lidarem da melhor forma com voz e música. Entretanto quem tem estes drivers não deve atualizar para o Windows 11 através da Media Creation Tool ou o botão update now. Pelo menos até a Microsoft revelar que já é possível fazê-lo sem problemas.

windows 11 erros ecrã

Seja como for pode existir já uma correção para este problema. Para esse efeito deve verificar se a Intel já tem disponível um driver para o seu sistema. Em muitas máquinas isto foi resolvido ao atualizar-se os controladores Intel Smart Sound Technology para a versão 10.30.00.5714 e superior ou 10.29.00.5714 e superior.

Atualização parada para quem tem os drivers anteriores

Quem está no Windows 10 e tem uma versão dos drivers que pode dar problemas não vai poder mudar para o Windows 11. Assim o update estará bloqueado. Pelo menos através do sistema de atualizações automáticas. Quando fizer a atualização para os drivers que já funcionam da melhor forma a possibilidade de fazer o update para o Windows 11 não aparece logo. De facto, leva cerca de 48 horas até que isso aconteça.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.