Windows 11 23H2 light já está disponível graças ao Tiny11

O tiny11 baseado na versão 23H2 do Windows 11 está finalmente disponível para download. Este mod do Windows 11 oferece um sistema operativo realmente leve, sem componentes desnecessários e sem grandes requisitos de hardware, resultando numa instalação que ocupa cerca de 8 GB de espaço em disco. Vamos então olhar para o que está no Windows 11 23H2 light.

Windows 11 23H2 light já está disponível graças ao Tiny11

Uma vez que o tiny11 2311 se baseia na última versão do Windows 11, a versão 23H2, contém todas as novas funcionalidades introduzidas pela Microsoft. São elas o Copilot (isto requer o descarregamento do Microsoft Edge via winget, uma vez que não existem browsers pré-instalados), suporte nativo para RAR, o cursor de volume redesenhado, controlos RGB na aplicação Definições e muito mais.

Em comparação com a versão anterior tiny11, a versão 2311 é 20% mais pequena, permitindo-lhe recuperar ainda mais espaço de armazenamento na unidade do sistema. Além disso, é totalmente reparável, o que significa que pode transferir e instalar actualizações cumulativas para manter o seu computador seguro e receber melhorias futuras. Se quiser uma imagem ainda mais pequena, veja o tiny11 core – requer apenas 3 GB de espaço em disco.

Também é importante notar que, para tornar uma imagem do Windows mais de duas vezes mais pequena do que a original, é necessário remover um registo de componentes, incluindo funcionalidades relacionadas com a Xbox. No entanto, de acordo com os programadores, o descarregamento de um título da Xbox a partir da Microsoft Store deve restaurar as funcionalidades de jogo removidas. Também é possível adicionar o .NET 3.5 e idiomas adicionais, se necessário.

O que vai encontrar de base

O Tiny11 fornece apenas os componentes necessários, tais como ferramentas de acessibilidade, Windows Terminal, Microsoft Store, Calculadora, Bloco de Notas e Paint. Assim não existe Microsoft Edge, o que é uma coisa boa. Não porque este browser seja mau. Até pelo contrário. A questão é que pode instalar o browser que deseja sem o sistema operativo estar a implorar para ficar com o Edge. Além disso, o Tiny11 funciona com contas offline por defeito. No entanto claro que pode também utilizar uma conta Microsoft.

Tiny11: este é o Windows 11 mais leve para todos os PCs

No geral, o sistema operativo tem tudo o que um utilizador necessita para uma utilização diária do computador em qualquer hardware. Como vantagem consome menos recursos e não requer o hardware mais recente. É claro que a instalação de um ISO do Windows 11 modificado tem sempre riscos potenciais, por isso, proceda com cuidado. Outra coisa a ter em mente é que ainda precisa de uma chave válida para ativar o Tiny11. Está disponível para download neste site.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.