Windows 11 e Windows 10: é possível sair do modo S?

O modo S do Windows coloca o computador num sistema de isolamento completo. Uma vez ativado, dá-nos acesso ao mais alto nível de segurança que a Microsoft pode oferecer. No entanto, existem limitações. Elas por si só não incomodam os utilizadores que fazem coisas mais básicas com o computador ou querem garantir a máxima segurança. No entanto, outros devem-se manter afastados. Assim no Windows 10 e Windows 11 é possível sair do modo S?

Windows 11 e Windows 10: é possível sair do modo S?

Em primeiro lugar vamos olhar para as diferenças que existem entre o modo S e o modo normal.

O Modo S é uma função que a Microsoft criou para dar aos utilizadores uma experiência mais segura no sistema operativo Windows. Neste modo, o seu computador só tem mesmo acesso às funções mais básicas. Isto reduz aplicações e processos que podem sobrecarregar o processador.

modo s Windows 10

Agora a grande questão é se vale mesmo a pena utilizá-lo e a resposta é: depende. Existem algumas razões que podem-nos levar a optar por este modo. No entanto há outras que apontam para o lado oposto.

Se o PC é para ser utilizado pelo seu filho pequeno então vale a pena. 

O modo S restringe as aplicações que podem ser executadas no computador e assim só podem ser utilizadas as aplicações da Microsoft Store. Assim, o seu filho não pode descarregar software de terceiros. Isto limita muito a entrada de vírus. Além disso, só podem navegar através do Microsoft Edge que tem segurança online adicional para evitar que visitem sites inseguros.

Este modo também é importante para quem lida com documentos muito confidenciais. Como referi acima este modo impede que os utilizadores instalem aplicações de terceiros. Esta restrição significa que as hipóteses de instalar malware no computador reduzem significativamente. Por isso, se lidar com documentos confidenciais é uma boa ideia utilizar este modo. Mas atenção, não pode utilizar software interno ou proprietário neste modo.

Windows 11 23H2, modo s Windows 10

Outra das vantagens é que o Windows carrega mais rapidamente. À medida que vamos utilizando o computador ele começa a levar mais tempo a carregar. Isto deve-se ao facto de muitas apps correrem em segundo plano. O modo S permite utilizar apenas apps otimizadas para o Windows e reduz os riscos de termos malware que abrande o PC.

As desvantagens

Como tudo na vida o que podem ser vantagens para uns são desvantagens para outros. Por exemplo, o facto de só podermos obter apps através da Microsoft Store pode ser uma desvantagem para alguns que trabalham com outras apps proprietárias que não estão disponíveis nesta loja.

modo s Windows 10

O modo S também não é o melhor para administradores e programadores. O modo S impede que os utilizadores utilizem o Terminal ou o PowerShell. O mesmo com código VS e outras ferramentas adicionais.

Tal como a linha de comando e os editores de código, o editor de registo do Windows também não está disponível para utilizadores do modo S.

Como sair do Modo S no Windows 11?

Sair do modo S é unidirecional. Se fizer a mudança, não poderá voltar ao modo Windows 10 Windows 11 no modo S. Não há qualquer custo para sair do modo S.

  1. No PC com o Windows 11 no modo S, abra Definições  > SistemaAtivação.
  2. Na secção Mudar para Windows 11 Pro, selecione Ir para a Loja. (Se também encontrar uma secção “Atualizar a sua edição do Windows”, tenha cuidado para não clicar na ligação “Aceder à Store” apresentada.)
  3. Na página Sair do modo S (ou semelhante) apresentada na Microsoft Store, selecione o botão Obter. Depois de ver uma mensagem de confirmação na página, poderá instalar aplicações não disponíveis na Microsoft Store.

Como sair do modo S no Windows 10?

  1. No PC com o Windows 10 no modo S, abra Definições  > Atualizar e SegurançaAtivação.
  2. Na secção Mudar para o Windows 10 Home ou Mudar para o Windows 10 Pro , selecione Aceder à Store. (Se também encontrar uma secção “Atualizar a sua edição do Windows”, tenha cuidado para não clicar na ligação “Aceder à Store” apresentada.)
  3. Na página Sair do modo S (ou semelhante) apresentada na Microsoft Store, selecione o botão Obter. Depois de ver uma mensagem de confirmação na página, poderá instalar aplicações não disponíveis na Microsoft Store.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O combustível, seja qual for o tipo, tem de ser manuseado corretamente. Isto porque se não tiver cuidado, o mais pequeno erro pode facilmente...

Conduzir em ponto morto poupa combustível: verdadeiro ou falso?

Uma crença comum entre os condutores é que conduzir em ponto morto poupa combustível. De facto, esta é mesmo uma das dicas mais frequentemente...

Melhore a precisão do GPS no Google Maps agora mesmo!

O Google Maps revolucionou a forma como nos deslocamos e exploramos o mundo à nossa volta. Esta poderosa ferramenta de navegação e mapeamento tornou-se...

Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

Os smartwatches e outros wearables têm muitas utilizações no que diz respeito ao acompanhamento da condição física e da saúde. Estão cheios de sensores...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados