Windows 10: ative já esta opção para não ser vítima de chantagem!

O ransomware é um tipo de ataque cada vez mais preocupante. Sobretudo porque para além das pessoas terem de pagar um resgate para recuperarem os seus dados, ainda ficam sujeitas a um crime de extorsão dupla. Isto porque caso as pessoas não paguem, ainda são ameaças com o facto dos dados, como fotos e vídeos, serem divulgados na Internet. Assim e para que não se veja envolvido neste problema vamos explicar-lhe como pode ativar uma opção no Windows 10 para não ser vítima de chantagem!

Windows 10: ative já esta opção para não ser vítima de chantagem!

O preço do valor a pagar para reaver os seus dados não pára de aumentar!

É verdade. O valor que anteriormente se resumia a cerca 500 Euros no caso de utilizadores particulares aumentou muito. De facto, há pessoas que são obrigadas a pagar mais de 5000 Euros. No caso das empresas (sobretudo das grandes) o valor pode chegar aos milhões.

Agora já pode estar protegido sem gastar um tostão! Basta ativar uma opção no Windows!

O mais interessante é que se pode proteger de uma forma totalmente grátis. Basta um passo que faz em segundos!

Primeiro vamos olhar para para a proteção contra ransomware do Windows 10

Assim na barra de pesquisa escreva ransomware como mostra a imagem abaixo. Clique por cima da opção Proteção contra ransomware do lado esquerdo do menu do Windows 10 e do lado direito clique em abrir.

Windows 10 contra ransomware

Isto leva-nos a próxima janela. Para ficar protegido agora mesmo só tem de dar um clique no botão que está abaixo de Acesso controlado a pastas. Quando ligar esta opção vai ganhar logo muito mais proteção conta esta ameaça.

Muitas pessoas não conhecem esta opção, nem sequer estão protegidas. Tudo porque ela vem desativada por defeito. Assim, de uma forma totalmente grátis, podemos ficar protegidos de imediato!

Ter esta opção ativada é algo quase crítico. Sobretudo para quem não tem outro antivírus instalado no computador, para além do Windows Defender, que é o sistema nativo da Microsoft.

Claro que apesar de tudo isto, é boa ideia ter também um backup de todo o sistema. Isto porque não há mecanismos infalíveis e mesmo com esta forma de proteção alguma ameaça mais perigosa pode entrar.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!