Inicio Especiais Windows 10: estas são as novidades da nova versão!

Windows 10: estas são as novidades da nova versão!

A atualização de Maio de Windows 10, mais concretamente a versão 2004, não veio com muitas funcionalidades como aconteceu com outras versões anteriores. Ainda assim trouxe algumas melhorias para este sistema operativo (e bugs também). São exemplo disso, a possibilidade de se mover a janela da Cortana, redefinir à area de trabalho usando o Cloud Reset e uma interface melhorada para PCs 2 em 1. No entanto, a nova versão do Windows 10 que conta com o nome de código 21H1, pode ser bem mais importante.

Windows 10: estas são as novidades que vêm na nova versão!

Apesar de ainda não se saber ao certo o que vai incluir, o lançamento está previsto para a primavera de 2021 e deverá trazer muitas novidades. Nas próximas linhas vamos olhar para o que poderão ser os principais destaques.

Recomendações de armazenamento

O Windows 10 vem com a página Configurações de armazenamento, que permite verificar as unidades locais para libertar ficheiros, aplicações e outros dados temporários que consomem espaço. A partir da próxima atualização, as Configurações de armazenamento vão disponibilizar recomendações de limpeza para ajudar a liberar espaço e a remover aplicações ou ficheiros não utilizados. Ou seja, tudo o que provavelmente não necessita.

Windows 10 nova versão

Nova página de aplicações e funcionalidades na nova versão do Windows 10

A Microsoft está a trabalhar numa página melhorada de aplicações e funcionalidades, de acordo com a aplicação “AppManager” supostamente publicada pela Microsoft na loja de aplicações.

Parece ser uma atualização para a página já existente. No entanto, vai permitir que os utilizadores visualizem os processos em execução em segundo plano e poderá remover aplicações.

Windows 10 nova versão

Menu Iniciar

O Windows 10 também vai ter direito a um novo design do menu Iniciar. Isto já no próximo ano. A Microsoft publicou recentemente até alguns exemplos. No entanto e embora o novo menu iniciar não pareça ser uma grande mudança, irá receber mais novidades ao longo do tempo. É que a Microsoft quer garantir um sistema operativo mais limpo e mais uniforme.

Windows 10 nova versão

Os mosaicos ao vivo foram atualizados para se adaptarem ao tema e agora terão a mesma cor de fundo para uma aparência uniforme. Apesar disso ainda pode aplicar uma cor de destaque, se desejar.

De facto, a Microsoft fez um bom trabalho ao simplificar o menu Iniciar, removendo definitivamente os mosaicos coloridos da interface, adicionando novos ícones e, em geral, tornando-o muito mais limpo e elegante.

Na Internet já existiam rumores de que a Microsoft eliminaria completamente os Live Tiles – as caixas coloridas que exibiam informações em tempo real de qualquer aplicação.

No entanto, um elemento da equipa de desenvolvimento da Microsoft revelou que não matariam os pobres Live Tiles.

Alt+Tab

A atualização do Windows 10 também vai alterar a forma como o Alt Tab funciona, permitindo que os utilizadores alternem rapidamente entre as janelas e os separadores do Microsoft Edge que abriu. Cada separador será revelado separadamente no ecrã do Alt-Tab que permite alternar entre aplicações. No entanto é possível desativá-lo quando existem muitos separadores abertos.

A Microsoft também parece estar a trabalhar numa Ferramenta de Gestão de Disco moderna. As referências a “Modern_Disk_Management_Link” estão ainda presentes na versão mais recente do Windows 10, que sugere que a gigante da tecnologia está a trabalhar internamente neste sistema de gestão de permissões.

Outra novidade é que a gigante de Redmond está a trabalhar numa nova experiência do Windows Update semelhante ao Windows 10X para o Windows 10. Nela as atualizações ocorrerão em segundo plano e vão funcionar de forma um pouco diferente da tradicional. Como resultado, as atualizações do Windows serão instaladas mais rapidamente e exigem menos reinicializações.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

A AMD vai apostar nos 12GB para a gama média de placas gráficas!

Apesar de tudo o que foi (e continua a ser) escrito acerca das RTX 3080 e RX 6800, a verdade é que não existem...

(Especial) Duas semanas com a PlayStation 5! Vale a pena?

Tenho uma PlayStation 5 nas minhas mãos desde o dia 10/10 de 2020, ou seja, faz hoje 14 dias que a gigante branca e...

The Mandalorian: app coloca personagens e cenas na sua sala!

The Mandalorian é sem dúvida o grande destaque do serviço de streaming Disney+. Tem milhares de fãs que todas as semanas estão ansiosos pelos...

Novo recorde mundial de OC! Memória RAM a 7004MHz!

Quem é que não gosta de fazer OC? Afinal de contas, é possível retirar mais umas quantas gotas de 'sumo' dos nossos componentes, muitas...

Windows 10: há novos problemas no Windows Update e não só!

O update de Outubro de 2020 do Windows 10, também conhecido como versão 20H2, é estável e chegou com muitas melhorias. No entanto, isto...