As funcionalidades que tornam o Wi-Fi 7 diferente do Wi-Fi 6!

O Wi-Fi tem vindo a evoluir muito desde a altura em que nasceu. De dois em dois anos, a IEEE Standards Association atualiza o protocolo de rede com velocidades mais elevadas e mais largura de banda. Isto acontece da mesma forma que a Internet móvel passa por actualizações a cada geração, de 3G a 4G, e agora 5G, com as companhias telefónicas já a prepararem-se para o 6G. Vamos olhar para todas as funcionalidades que tornam o Wi-Fi 7 diferente do Wi-Fi 6.

As funcionalidades que tornam o Wi-Fi 7 diferente do Wi-Fi 6!

O Wi-Fi 6 foi introduzido em 2019 e, na altura, foi a grande atualização do Wi-Fi de que precisávamos. Mas isso foi antes da pandemia, que aumentou a nossa necessidade de um Wi-Fi mais rápido e fiável à medida que o trabalho a partir de casa se tornou mais proeminente. Agora, o Wi-Fi 7 chegou. Entretanto pode estar a perguntar-se se deve atualizar o seu router ou se vai ver alguma diferença na velocidade da sua Internet.

Qual é a diferença?

O Wi-Fi 6 oferece velocidades até 9,6 Gbps. Para além disso suporta tanto 2,4 GHz como 5 GHz, o que foi um grande salto em relação à geração anterior, uma vez que suportava o número crescente de dispositivos inteligentes que os consumidores possuíam e uma utilização mais intensa da Internet. Um ano após o seu lançamento, o Wi-Fi 6E foi introduzido em 2020. Na altura adicionou suporte para bandas de 6 GHz, tornando ainda mais fácil ligar mais dispositivos a um router sem perda de velocidade.

Wi-Fi ou Bluetooth, ligação Wi-Fi em qualquer automóvel

Tal como as actualizações anteriores, o Wi-Fi 7 vem com velocidades mais elevadas e mais ligações. Utilizando o protocolo 802.11bn, o Wi-Fi 7 pode, teoricamente, atingir até 46 Gbps. As demonstrações da Intel utilizando um portátil com Wi-Fi 7 ofereceram velocidades médias de 5,8 Gbps. Isto em comparação com os 2,4 Gbps do Wi-Fi 6 e do Wi-Fi 6E. Assim permite facilmente a transmissão de vídeo 8K e reduz o descarregamento de um ficheiro de 15 GB para 25 segundos, em comparação com o minuto que demora com o Wi-Fi 6.

O Wi-Fi 7 tem o dobro do tamanho do canal entre dispositivos do que o Wi-Fi 6. Assim permite a transmissão de mais dados no mesmo período de tempo. Na prática leva a uma baixa latência nos jogos na cloud e a uma melhor utilização das aplicações RA e RV. Em comparação com o Wi-Fi 6, a nova geração permite o dobro das ligações, sem perder a conetividade.

usar um Wi-Fi público

O que há de novo?

Uma das principais características do Wi-Fi 7 é o Multi-Link Operation, que permite que os dispositivos conectados à rede se conectem simultaneamente em duas bandas. Isto em vez de uma única banda nas gerações anteriores de Wi-Fi – o que significa que não precisa de ter uma banda de rede Wi-Fi dedicada nos 2,4 GHz e outra nos 5 GHz, uma funcionalidade disponível nos smartphones há anos. Isto resulta no dobro da taxa de transferência, uma vez que a rede equilibra o tráfego, levando a uma maior fiabilidade na ligação, bem como a velocidades mais rápidas, uma vez que nenhuma banda fica congestionada.

Outra nova funcionalidade do Wi-Fi 7 é a “perfuração”. Com as gerações anteriores de Wi-Fi, qualquer interferência afetará todo o canal, mas no Wi-Fi 7, a perfuração limita a interferência a apenas uma parte do canal. Isto evita a perda total do canal da rede e torna as transferências de dados mais rápidas, especialmente em ambientes congestionados com muitos dispositivos a aceder à rede ou muitos sinais Wi-Fi a utilizar as mesmas frequências.

wi-fi. calling, smartphone

Os consumidores devem ter em atenção que, para beneficiar do Wi-Fi 7, não precisa apenas de um router Wi-Fi 7, mas também de dispositivos Wi-Fi 7, ou seja, os telemóveis, as consolas de jogos e outros dispositivos devem ser compatíveis com o protocolo de rede.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

iPhone mais barato que um Android topo de gama. Será possível?

Como já deve ter percebido, já se criou toda uma retórica para tentar justificar os aumentos de preço que muito provavelmente vamos ver na...

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados