WhatsApp vs Telegram: Qual é o serviço que prefere?

Apesar do facto de o WhatsApp ser ainda extremamente mais popular que o Telegram, a verdade é que existem vários espaços onde o segundo se destaca relativamente ao primeiro. Porquê? O Telegram tem muitas características que o WhatsApp não tem.



WhatsApp vs Telegram: Qual é o serviço que prefere?

whatsapp vs Telegram

Portanto, que serviços podemos encontrar no Telegram que simplesmente não existem no WhatsApp?

  • Nuvem (cloud) ilimitada para carregar todos os tipos de arquivos.
  • A existência de grupos (como o WhatsApp), supergrupos (pensados para dar mais controle aos administradores) e canais (para receber apenas informações no chat).
  • Suporte para múltiplos sites com a opção Instant View.
  • Bots. Os bots podem, enviar vídeos do YouTube, enviar e-mails, partilhar músicas, etc…
  • Segurança. O Telegram é uma app muito segura e talvez mais importante que isto, muito transparente. Tem a opção de chats secretos, onde o envio de informações é criptografado de ponta a ponta.
  • Funciona sem a necessidade de ter o telefone ativo. Por isso, pode estarode ser aberto em vários dispositivos, e pode ter várias contas no mesmo dispositivo.
  • Possui um mecanismo de busca. Você pode procurar por canais e grupos. É muito útil.

Mas claro, o contrário também é verdade. O WhatsApp tem funções que o Telegram não tem, tais como as Stories.

Aqui vai a questão do milhão de euros… Se o Telegram é tão bom, por que razão os utilizadores preferem o WhatsApp?

Na verdade é muito simples, no Ocidente, especialmente na Europa, as pessoas estão muito habituadas a usar as redes do Facebook, onde claro está, podemos encontrar o WhatsApp, mas também o Instagram e o Facebook Messenger.

Aliás, os utilizadores estão aparentemente satisfeitos, visto que parecem não notar todas as falhas que o WhatsApp tem, e por isso, não questionam o seu uso. Basicamente, se estão satisfeitos com a app, para quê mudar?

É exatamente por isso que as coisas mudaram um pouco no início de 2021, altura em que o Facebook decidiu mudar as regras do jogo no uso do WhatsApp, nomeadamente no que à privacidade diz respeito. Ou seja, os utilizadores começaram a questionar, e a olhar para as alternativas, como é o Telegram.

Ainda assim, a verdade é que “trocar” de plataforma acaba por não ser fácil, porque tanto a nível pessoal como profissional, a grande maioria das pessoas ainda depende do WhatsApp. Ou seja, optar pelo Telegram e apagar o WhatsApp, é basicamente dizer adeus a 90% dos seus contactos… A sociedade existe o uso da App, por isso, vai continuar a ser usada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também