WhatsApp: saiba como criar um backup e restaurar cópias antigas!

O WhatsApp é sem dúvida uma das aplicações de troca de mensagens mais utilizada. Falamos, falamos e falamos e por vezes, quando menos esperamos, perdemos tudo aquilo que falámos. Para piorar esta situação, por vezes, temos nessas conversas informações importantes. Uma das melhores soluções passa por criar um backup. No entanto, por vezes, esquecemo-nos de o ativar. Nas próximas linhas dizemos-lhe rapidamente como o fazer e até como é possível restaurar mensagens a partir de um backup antigo. É que o smartphone armazena os últimos 7 backups locais para o caso de algo correr mal. Já o Google Drive só armazena a versão mais recente.

criar um backup

WhatsApp: saiba como criar um backup e restaurar cópias antigas!

Criar uma cópia de segurança é bastante simples. Abra o WhatsApp. Toque em Mais opções > Configurações > Conversas > Backup de conversas . Depois pode tocar em Fazer backup para criar um backup imediatamente, ou, se preferir, toque em Fazer backup no Google Drive para configurar a frequência dos backups.

Entretanto, como referi no início é também possível restaurar mensagens a partir de um backup antigo.

O processo até é relativamente simples. Descarregue um gestor de ficheiros.

No gestor de ficheiros, navegue até sdcard/WhatsApp/Databases. Se os seus dados não estiverem guardados no cartão SD, talvez estejam na “memória interna” ou “armazenamento interno” em vez de no cartão de memória.

Posteriormente, mude o nome do ficheiro de backup que deseja restaurar de msgstore-AAAA-MM-DD.1.db.crypt12 para msgstore.db.crypt12 É possível que o seu backup mais antigo tenha sido criado com um protocolo diferente, como crypt9 ou crypt10. Apesar disto, não mude o número da extensão crypt do ficherio.

Dito isto, desinsale e reinstale o WhatsApp. Toque em restaurar quando solicitado.

Se por algum motivo não conseguir fazer o restauro, só se pode dever a quatro situações. Não está registado com a mesma conta do Google, não está a utilizar o mesmo número de telefone com o qual o backup foi criado, ou o cartão SD ou o histórico de conversas está corrompido.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.