O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais completas do mercado mas isto não significa que tenha parado de lançar novidades. Na realidade há mais uma a caminho e é muito interessante. Na prática o WhatsApp parece estar a testar respostas encadeadas semelhantes às do iMessage e do Slack. Isto pouco depois das Mensagens da Google estarem prestes a receber o mesmo para fotografias e vídeos.
Respostas encadeadas vão chegar ao WhatsApp
As respostas encadeadas ainda não estão disponíveis. No entanto surgiram na versão beta 2.25.7.7 do WhatsApp, conforme relatado pelo WABetaInfo. Estas respostas não são encadeadas da mesma forma que o Reddit lida com os comentários, onde vê todas as respostas ligadas. Em vez disso, o sistema do WhatsApp agrupa essencialmente todas as respostas a uma mensagem específica numa nova vista expansível dedicada.
A vista entra em ação quando toca numa resposta a uma mensagem, destacando a mensagem original. A isto seguem-se todas as respostas subsequentes. Isto elimina essencialmente a necessidade de seguir manualmente as respostas, tendo em conta que a mensagem original pode ter várias respostas, especialmente em chats de grupo activos.
Quando estiverem disponíveis, as respostas encadeadas deverão funcionar em conversas individuais, conversas de grupo, comunidades e canais. Nas conversas individuais, a vista dedicada, como é óbvio, só mostrará as respostas que você e a pessoa do outro lado enviaram a uma mensagem específica. No entanto, nas conversas de grupo, a vista encadeada agrupará todas as respostas dos participantes para que possa seguir uma estrutura de conversação organizada.
As respostas encadeadas ainda estão em desenvolvimento. A versão beta 2.25.7.7 do WhatsApp não me mostrou a funcionalidade, por isso, a sua experiência também pode variar.
O desenvolvimento surge pouco depois de se ter visto a Google a trabalhar numa funcionalidade de privacidade que permitiria aos utilizadores atender chamadas de vídeo com a câmara desligada, semelhante à funcionalidade oferecida por serviços de videoconferência como o Zoom e o Google Meet.