WhatsApp no iOS: veja quem esteve online recentemente!

O WhatsApp, uma das aplicações de conversação mais populares, introduziu recentemente a funcionalidade “Recentemente Online” na sua aplicação beta para Android. Agora, as evidências descobertas pelo WaBetaInfo na última versão beta do WhatsApp para iOS (24.9.10.71), disponível no TestFlight, sugerem que os utilizadores do iOS poderão em breve receber a mesma funcionalidade.

WhatsApp no iOS: veja quem esteve online recentemente!

A funcionalidade Recentemente Online está a aparecer para utilizadores beta selecionados e fornece uma visão limitada da atividade recente dos seus contatos no WhatsApp. Quando iniciar uma nova conversa ou iniciar uma chamada, verá quais os contatos que estiveram ativos em um período de tempo recente.

- Publicidade -

Claro que isto não mostra propriamente quem está atualmente online. No entanto dá-lhe um indicador valioso de quem poderá responder mais rapidamente às suas mensagens ou chamadas.

Entretanto, a partir de agora, parece que as definições de privacidade existentes no WhatsApp serão integradas na funcionalidade Recentemente Online.

Assim, os contactos que tenham desativado a visibilidade do seu estado “Visto pela última vez” ou do seu estado online não serão incluídos na lista de contatos recentemente online. Claro que isto faz todo o sentido.

Esta funcionalidade pode aumentar o envolvimento com a aplicação, uma vez que os utilizadores podem estar mais propensos a contactar quando virem que um contacto esteve recentemente ativo. Estas estratégias para aumentar o tempo passado pelos utilizadores na aplicação não são invulgares nas plataformas de redes sociais.

Atualmente, a funcionalidade está disponível apenas para alguns utilizadores beta do iOS. É provável que, num futuro próximo, seja lançada uma versão mais alargada para os utilizadores do iPhone.

O WhatsApp tem vindo a aproximar-se de plataformas como o Telegram e o Discord com novas funcionalidades centradas nas interações de grandes grupos, como as Comunidades e as actualizações dos Canais. No entanto, este tipo de conversas acarreta o risco de esconder mensagens importantes no ruído das conversas do dia a dia. Enquanto o Discord já suporta a fixação de várias mensagens por conversa, o WhatsApp introduziu a fixação de mensagens há apenas alguns meses. Agora, finalmente, aumentou o limite de fixação de apenas uma mensagem para três para todos os utilizadores. Vamos então olhar mais a fundo para a novidade que chegou às conversas no WhatsApp!

Já viu a novidade que chegou às conversas no WhatsApp?

O WhatsApp introduziu o suporte à fixação de mensagens no final do ano passado. Mas em março, percebemos como a empresa estava focada em melhorar os limites para fixar conversas e textos. As pessoas na versão beta conseguiram anexar cinco bate-papos em grupo ou individuais ao separador conversas em vez dos três habituais. Subsequentemente, os testes para o novo suporte de fixação de três textos também começaram. Após alguns meses de testes, o WhatsApp está finalmente a alargar a conveniência a milhares de milhões de utilizadores em todo o mundo.

Numa mensagem partilhada com os utilizadores através da sua conta oficial, o WhatsApp partilhou um pequeno vídeo que explica como o suporte para fixar mensagens pode reduzir o esforço de as escrever repetidamente. Poderá ser particularmente útil numa conversa de grupo.

conversas no WhatsApp

Na documentação de suporte associada, que foi atualizada para refletir os novos limites, o WhatsApp diz que é possível fixar mensagens durante um, sete ou 30 dias, premindo longamente a mensagem e selecionando Fixar no menu de três pontos. Os administradores do grupo podem controlar se outros participantes podem fixar mensagens. Pode afixar até três mensagens e até mesmo desafixá-las a partir do mesmo menu se esgotar o limite mas precisar de se lembrar de algo muito importante.

Em alternativa, pode marcar com uma estrela as mensagens numa conversa para consulta rápida mais tarde. O WhatsApp não tem um limite para o número de mensagens que se podem marcar com uma estrela. Mas apenas o utilizador poderá ver as mensagens marcadas desta forma. Por isso, a menos que outras pessoas na conversa beneficiem da visibilidade da mensagem fixada, deve preferir marcá-la com uma estrela. Dito isto, seria bom ver um suporte para fixar conteúdos permanentemente até serem retirados manualmente, no futuro.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.