WhatsApp: há uma novidade importante nas conversas trancadas

Utilizar o WhatsApp com vários dispositivos era praticamente impossível há alguns anos. No entanto a aplicação de mensagens instantâneas tornou-o mais fácil ao introduzir a funcionalidade de dispositivos associados. Pode ter um dispositivo principal que recebe todas as mensagens e depois complementá-lo com vários dispositivos secundários (Android, iOS, Web, Windows e macOS) que sincronizam as mesmas mensagens. Agora, o serviço foi visto a trabalhar numa nova funcionalidade de bloqueio de conversação que sincroniza o bloqueio entre estes dispositivos. Ou seja, as conversas trancadas do WhatsApp serão sincronizadas com todos os dispositivos.

WhatsApp: há uma novidade importante nas conversas trancadas

Os utilizadores de Android e iOS já podem bloquear as conversas com o código de acesso, o Face ID, a impressão digital ou o código secreto do seu telemóvel. No entanto, estas conversas bloqueadas aparecem desbloqueadas na Web, no Windows e no macOS. De acordo com um relatório da WABetaInfo, o WhatsApp está a trabalhar numa funcionalidade de sincronização. Assim irá bloquear as conversas nos seus dispositivos ligados através destes sistemas operativos.

WhatsApp conversas trancadas

Desta forma, quando bloqueia uma conversa num dispositivo, esta também será bloqueada nos seus outros dispositivos ligados. A funcionalidade encontra-se atualmente em desenvolvimento e não está disponível para os consumidores, pelo que terá de aguardar que seja activada para poder tirar partido dela nos seus dispositivos.

Mas há mais uma função importante a chegar a esta versão

Desde maio do ano passado, soubemos que o WhatsApp está a trabalhar no sentido de permitir que as pessoas definam nomes de utilizador na aplicação.

Seja como for não ouvimos falar muito sobre isso até dezembro. Nessa altura uma versão beta deu uma visão antecipada desta funcionalidade. Os programadores do WhatsApp estão agora mais perto de um lançamento mais amplo em todas as plataformas, já que a validação do nome de utilizador chegou ao WhatsApp Business beta para iOS via TestFlight.

O WABetaInfo, que acompanha de perto as versões beta do Android e iOS para novas inclusões, detetou esta função em particular. Assim a captura de ecrã fornecida pelo site revela como os nomes de utilizador personalizados se validarão. Isto com o aviso de que apenas são permitidos caracteres alfanuméricos, ou seja, a-z ou 0-9. Naturalmente, os nomes de utilizador terão de ser únicos, o que significa que poderá ter de experimentar algumas variações se o nome que pretende já estiver ocupado. Embora este ecrã de validação específico tenha aparecido na aplicação WhatsApp Business, esperamos que as contas normais sigam um processo semelhante para os nomes de utilizador em todas as plataformas.

Não vimos muito progresso com os nomes de utilizador do WhatsApp desde a atualização beta de dezembro. Aí ficámos a saber como as pessoas podiam procurar outros utilizadores pelos seus nomes de utilizador. Vale a pena notar que os nomes de utilizador também chegaram à versão beta do WhatsApp para iOS em outubro. Assim já se esperava há muito tempo. Não se trata de uma novidade, uma vez que quase todas as outras grandes aplicações de mensagens suportam nomes de utilizador.

Com a adoção generalizada de nomes de utilizador, o WhatsApp pretende permitir que os utilizadores mantenham os seus números de telefone privados.

Atualmente, os números de telefone são necessários para comunicar com as pessoas. Não esperamos que o WhatsApp elimine a exigência de número de telefone para novas contas. No entanto permitir que as contas definam nomes de utilizador é uma boa forma de garantir que os números de contacto se partilham apenas com pessoas de confiança. Há também a vantagem de criar um nome de utilizador cativante e memorável. Deste modo pode ser mais fácil de lembrar do que um número de telefone completo.

O WABetaInfo diz que esta funcionalidade de nome de utilizador ainda está em desenvolvimento, sem qualquer informação sobre quando poderá chegar. Presumimos que o WhatsApp quer dar-lhe mais alguns meses para garantir que está bem polido para Android, iOS e aplicações web/desktop. Entretanto, o WhatsApp também está a trabalhar no sentido de permitir que os proprietários de canais associem um nome de utilizador às suas contas, tornando-as mais facilmente identificáveis pelos seus seguidores.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.